Releases
Sinfrecar Portal


Releases

Os vencedores do 10º Concurso Motorista Padrão do Sinfrecar

 

Em cerimônia de premiação realizada na noite dessa quinta-feira (19/01) foram anunciados os ganhadores da edição do ano de 2016 do Concurso Motorista Padrão, realizado pelo Sinfrecar (Sindicato de Fretamento de Campinas e Região). Participaram 18 motoristas que passaram por várias etapas de avaliação e provas teóricas e práticas.

Foi eleito o Motorista Padrão 2016, João Estefanio Luca, que somou 419 pontos. O segundo colocado, Pedro Cunha Correia, fez 385 pontos e o terceiro lugar, Antonio Canutto Cruz, teve 382 pontos. O Prêmio Fidelidade, para o motorista com maior tempo na mesma empresa, também foi para João Estefanio, que está na Piccolotur há mais de 31 anos. Os vencedores receberam premiação em dinheiro e troféus e todos os concorrentes e suas empresas receberam certificados de participação e homenagens.

O Sinfrecar concentra mais de 100 empresas de transporte de passageiros e reúne mais de 5 mil empregos, numa área de abrangência com 50 cidades nas regiões de grandes centros urbanos de Campinas, Jundiaí, Piracicaba e Circuito das Águas de São Paulo. O concurso Motorista Padrão foi realizado pela primeira vez em 2007 para incentivar a qualificação profissional e em dez edições já concorreram cerca de 200 motoristas da área de fretamento de passageiros.

Os vencedores do 10º Concurso Motorista Padrão do Sinfrecar:

 

1º Lugar – JOÃO ESTEFANIO LUCA – PICCOLOTUR TRANSPORTES

 

2º Lugar – PEDRO CUNHA CORREIA – AUTO VIAÇÃO CAMPESTRE

 

3º Lugar – ANTONIO CANUTO DA CRUZ – EXCLUSIVA TURISMO

 

Prêmio Fidelidade

JOÃO ESTEFANIO LUCA – PICCOLOTUR TRANSPORTES

 

Assessoria de Imprensa: jornalista Luís Augusto Paschoal

Sinfrecar: (19) 3743-3333 – www.sinfrecar.org.br

primeiro lugar site

segundo lugar site

terceiro lugar site

 

A Premiação do 10º Concurso Motorista Padrão do Sinfrecar

Na próxima quinta-feira, 19 de janeiro, acontece o encerramento do 10º Concurso Motorista Padrão com o anúncio dos vencedores e a entrega de troféus e prêmios. A cerimônia de premiação será às 19h na concessionária Sambaíba, na rodovia Dom Pedro I, no Bairro dos Amarais em Campinas.

O concurso é promovido pelo Sinfrecar, o Sindicato de Fretamento de Campinas e Região, que reúne mais de 100 empresas de transporte de passageiros. Nessa edição chegaram à reta final do concurso 18 concorrentes que disputam um prêmio de R$ 6 mil. O troféu do Prêmio Fidelidade será entregue ao motorista com maior tempo de empresa.  Participam da cerimônia de premiação profissionais da área de Transporte, Educação e Segurança no Trânsito, empresários e autoridades.

Com o objetivo de incentivar a constante qualificação e o profissionalismo dos motoristas, no ano de 2007 o Sinfrecar organizou o primeiro concurso e o sucesso da iniciativa proporcionou a realização de dez concursos nos anos seguintes, transformado o concurso em um evento anual no calendário do segmento de fretamento regional.

Premiação do 10º Concurso Motorista Padrão do Sinfrecar

Data: quinta-feira, dia 19 de janeiro de 2017.

Horário: às 19h.

Local: Comercial Sambaíba, Rodovia Dom Pedro I (SP 065), KM 140 + 120 Metros – Pista Sul – Sentido Jacareí, próximo da Estrada dos Amarais, Campinas – SP.

Assessoria de Imprensa: jornalista Luís Augusto Paschoal

foto oficial 2017 recortada site

 

Sinfrecar realiza Prova Prática do Motorista Padrão 2016

Acontecem nessa quinta-feira e sexta-feira (10 e 11 de novembro) as provas práticas do 10º Concurso Motorista Padrão de 2016, organizado pelo Sinfrecar (Sindicato de Fretamento de Campinas e Região). São 18 motoristas que chegaram até essa etapa do concurso. As provas práticas acontecem com um agendamento dos motoristas que comparecem à sede do Sinfrecar e fazem um percurso de aproximadamente 15 minutos. O desempenho é avaliado em vários itens, observando o relacionamento com o veículo, a segurança e as regras de trânsito. As provas práticas acontecem a partir das 8h30.

Os concorrentes do 10º Concurso Motorista Padrão são: Gilmar Ferreira Dos Santos (R.A. Locação), Edivaldo Leite Fonseca (Locação Romaneti), José Roberto (Transportes Capellini), Reginaldo Antonio De Souza (Breda Transportes e Serviços), Pedro Cunha Correia (Auto Viação Campestre), Miguel Manoel De Sousa (Fama Turismo), Carlos Roberto Miguel (Águia De Prata), Antonio Canuto Da Cruz (Exclusiva Turismo), Evandro Pimentel (Viação Vitalli / Transpass), Anderson Teixeira Lima De Souza (Viação Cidade de Caieiras), João Estefânio Luca (Piccolotur Transportes), Aparecido Lino Gonçalves (Rápido Luxo Campinas), André Luiz Bortolosso (Vesper Transportes), Marcel Carvalho Da Silva Prado (Empresa São João de Turismo), Lucas do Prado Rodrigues (Tel Fretamento e Turismo), Marcio Adão Pereira (Viação São Bento), André Luís Roque Dias (VB Transportes) e Marcelo Roberto André (Transmimo).

 

Provas Práticas – 10º Concurso Motorista Padrão do Sinfrecar

Local: rua Dr. Silva Mendes, 266 – Vila Industrial / Campinas – SP

Datas: 10 e 11 de novembro, a partir das 8h30

Telefone: (19) 3743-3333 / email: sinfrecar@sinfrecar.org.br

Site: www.sinfrecar.org.br

Assessoria de Imprensa: Luís Augusto Paschoal

release1b

 

 

release2b

A Prova Teórica do 10º Concurso Motorista Padrão do Sinfrecar

 

Acontece na manhã dessa quarta-feira (26/10) a prova teórica para os 19 motoristas inscritos no 10º Concurso Motorista Padrão de 2016, realizado pelo Sinfrecar (Sindicato de Fretamento de Campinas e Região). A prova com questões sobre Legislação e Direção Defensiva será realizada às 9h no auditório da sede do Sinfrecar em Campinas.

Essa é a primeira etapa do concurso, em seguida acontecem as provas práticas, quando os motoristas são avaliados durante um percurso e que serão realizadas nos dias 9 e 10 de novembro. O encerramento com a premiação está marcado para dezembro. Os concorrentes foram selecionados por empresas de transporte fretado de passageiros das regiões de Campinas, Jundiaí, Piracicaba, Limeira e Circuito das Águas. O Concurso Motorista Padrão chega à 10ª edição cumprindo o objetivo inicial e mantendo a sua finalidade, que é incentivar a qualificação profissional do segmento regional de fretados.

As empresas que participam esse ano são: R.A. Locação, Locação Romaneti, Transportes Capellini, Breda Transportes e Serviços, Auto Viação Campestre, Fama Turismo, Águia De Prata, Exclusiva Turismo, Viação Vitali / Transpass, Viação Cidade De Caieiras, Piccolotur Transportes, Rápido Luxo Campinas, Vesper Transportes, Empresa São João De Turismo, Tel Fretamento e Turismo, Viação São Bento, VB Transportes, Locazul, e Transmimo.

 

Realização de Prova Teórica – 10º Concurso Motorista Padrão do Sinfrecar

Local: rua Dr. Silva Mendes, 266 – Vila Industrial / Campinas – SP

Telefone: (19) 3743-3333 / email: sinfrecar@sinfrecar.org.br

Site: www.sinfrecar.org.br

Assessoria de Imprensa: Luís Augusto Paschoal

 

release1teorica

 

Concurso Motorista Padrão de Fretamento chega à 10ª edição

 

Foi anunciado nesta segunda-feira (05/09), com a abertura das inscrições, o lançamento do 10º Concurso Motorista Padrão, organizado pelo Sinfrecar (Sindicato de Fretamento de Campinas e Região). Podem se inscrever motoristas de mais de 100 empresas filiadas de Transporte Fretado de Passageiros das 50 cidades de atuação do Sinfrecar. É uma área do interior de São Paulo nas regiões de Campinas, Jundiaí, Piracicaba, Limeira e Circuito das Águas.

Os participantes concorrem a troféus e prêmios em dinheiro para os três melhores colocados. São realizadas provas de teoria e prática, quando são avaliados os conhecimentos obrigatórios para motoristas profissionais, sobre direção defensiva, legislação e procedimentos na direção de ônibus. O concurso foi idealizado pelo Sinfrecar em 2007 para valorizar os motoristas exemplares e incentivar o constante treinamento de qualificação, visando manter o melhor atendimento aos clientes. Informações sobre o concurso e as inscrições estão disponíveis na secretaria da Administração do Sinfrecar.

Inscrições do 10º Concurso Motorista Padrão do Sinfrecar de 2016

Sindicato de Fretamento de Campinas e Região

Email: sinfrecar@sinfrecar.org.br

Telefone: (19) 3743-3333

Endereço: rua Dr. Silva Mendes, 266 – Vila Industrial / Campinas-SP

Site: www.sinfrecar.org.br

 

ANO 2015

 

Sinfrecar anuncia o vencedor do Motorista Padrão 2015

 

Na cerimônia de premiação realizada na Concessionária Sambaíba em Campinas na noite dessa quarta-feira (18/11), foram revelados os vencedores do 9º Concurso Motorista Padrão promovido pelo Sinfrecar (Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento de Campinas e Região). O primeiro lugar ficou com Lademir Messias, da empresa Rápido Luxo. A segunda colocação foi para o representante da empresa Exclusiva, Sílvio de Lima. O terceiro colocado foi Aguinaldo Martins da empresa São João Turismo. O vencedor do Prêmio Excelência no Transporte foi Luiz Carlos Correia dos Santos, da Viação Santa Cruz.

O Motorista Padrão 2015, Lademir Messias, tem mais 40 anos de carreira e disse que a experiência foi um fator importante para a vitória. “É o dia a dia. No trânsito a maior dificuldade é a imprudência. Tem que dirigir pelo outro e ficar sempre atento”, afirmou o vencedor. Mais de 400 pessoas compareceram à festa de encerramento do Concurso, entre convidados das famílias, profissionais de empresas associadas e representantes do segmento de transporte.

Os 20 motoristas e representantes de empresas que concorreram receberam certificados de participação. O Prêmio Excelência no Transporte é entregue para o motorista com maior tempo consecutivo de trabalho na mesma empresa. O vencedor desse ano, Luiz Carlos Correia dos Santos, está há 17 anos e três meses na empresa Santa Cruz, trabalhando na região de Limeira.

A escolha dos ganhadores do Concurso Motorista Padrão é feita através da soma da pontuação nas várias etapas da disputa. Somam pontos a avaliação do currículo com o resumo da vida pessoal e da carreira profissional, que é feita por sete jurados, obedecendo a critérios estabelecidos, mais as provas prática e teórica.

Na prova teórica são 40 questões sobre direção defensiva, legislação de trânsito e primeiros socorros. Na prova prática são avaliados vários itens, como a postura no volante, desde a saída no início do trajeto, as paradas e o desempenho durante todo o percurso, como também as atitudes preventivas. No critério de classificação, a prova prática é considerada decisiva, porque o objetivo do concurso é avaliar a postura na condução do veículo e a prática da direção defensiva.

Durante as nove edições do concurso, já participaram cerca de 180 motoristas. Iniciado em 2007, o Motorista Padrão tem o objetivo de premiar os bons exemplos e incentivar a qualificação profissional. O concurso de 2015 marca o aniversário de 25 anos do Sinfrecar, que reúne 100 empresas em 50 cidades das regiões de Campinas, Jundiaí, Piracicaba, Limeira e Circuito das Águas.

O Motorista Padrão 2015 Lademir Messias release

 

O Encerramento Motorista Padrão 2015 release

 

Entrega do Troféu Motorista Padrão 2015 do Sinfrecar

 

Acontece nessa quarta-feira, 18 de novembro, às 19h o anúncio dos vencedores do 9º Concurso Motorista Padrão, promovido pelo Sinfrecar (Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento de Campinas e Região). A cerimônia de premiação será na concessionária Sambaíba na rodovia Dom Pedro I, quando serão revelados os nomes dos três primeiros colocados entre 20 participantes, que representam empresas de transporte fretado.

O concurso foi instituído em 2007 para valorizar os motoristas que se destacam pelo profissionalismo, em uma iniciativa do Sinfrecar que é formado por 100 empresas das regiões de Campinas, Jundiaí, Piracicaba e Circuito das Águas. Em nove anos consecutivos de concurso, já participaram cerca de 180 motoristas. A edição de 2015 marca também os 25 anos de atividades do sindicato.

Os 20 concorrentes finalistas passaram pela escolha nas empresas, por análise de currículos e por provas teóricas e práticas, onde foram analisados os conhecimentos sobre a rotina da profissão e o desempenho ao volante. Para a solenidade de entrega de prêmios são convidados representantes de entidades e empresas ligadas ao transporte, autoridades, profissionais do segmento e familiares dos concorrentes.

 

Premiação do 9º Concurso Motorista Padrão do Sinfrecar – 2015

Data: quarta-feira, dia 18 de novembro.

Horário: às 19h.

Local: Comercial Sambaíba, Rodovia Dom Pedro I (SP 065), KM 140 + 120 Metros – Pista Sul – Sentido Jacareí, próximo da Estrada dos Amarais, Campinas – SP.

motoristas 2015 release

 

 

Começam as provas práticas do Concurso Motorista Padrão 2015

 

Nessa terça e quarta-feira estão sendo realizadas as provas práticas para os 20 motoristas que disputam o 9º Concurso Motorista Padrão do Sinfrecar (Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento de Campinas e Região). Os participantes fazem um percurso de 15 minutos em ruas e avenidas da Vila Industrial em Campinas. São avaliados vários detalhes no desempenho dos motoristas durante a prova que definem os favoritos aos prêmios do concurso.

O instrutor e fiscal da prova, Élbio Landin, disse que são observados 25 tópicos. “Desde o início a postura ao volante, as paradas durante o trajeto e as atitudes preventivas”. Em horários agendados os motoristas das empresas inscritas se apresentam na sede do Sinfrecar e pilotam um micro-ônibus cedido pela empresa Rápido Vinhedo. As provas práticas continuam na manhã dessa quarta-feira. A próxima etapa do processo de seleção é a análise dos currículos para a soma da pontuação final. O anúncio dos vencedores dos três primeiros lugares acontece em novembro durante a cerimônia de premiação.

 

Provas Práticas do 9º Concurso Motorista Padrão do Sinfrecar – 2015

Data: 27 e 28 de outubro

Horário: 8h às 12h30

Local: Sinfrecar (Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento de Campinas e Região)

Telefone: (19) 3743 3333

Endereço: rua Doutor Silva Mendes, 266, Bairro Vila Industrial, Campinas-SP

Email: sinfrecar@sinfrecar.org.br

Site: www.sinfrecar.org.br

Assessoria de Imprensa – jornalista Luís Augusto Paschoal

Email: imprensa@sinfrecar.org.br

prova pratica release portal

 

 

Selecionados os 21 participantes do 9º Motorista Padrão do Sinfrecar

 

A primeira prova teórica do concurso acontece nessa quinta-feira

Foram escolhidos os motoristas representantes de 21 empresas que concorrem aos prêmios do 9º Concurso Motorista Padrão do Sinfrecar (Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento de Campinas e Região). A primeira etapa do concurso é a seleção e homologação dos motoristas escolhidos pelas empresas, de acordo com os pré-requisitos para as inscrições. A próxima etapa é a realização de provas, que começam nessa quinta-feira, dia 15 de outubro, às 8h na sede do Sinfrecar em Campinas.

Na prova teórica são avaliados os conhecimentos básicos para o exercício da profissão de motorista profissional de passageiros, com questões sobre legislação, direção defensiva e primeiros socorros. Na sequência estão programadas as provas práticas e a avaliação dos currículos. São premiados os três primeiros colocados e o objetivo do concurso é valorizar os profissionais mais dedicados e promover a confraternização entre empresas, funcionários e familiares. O Sinfrecar representa uma centena de empresas na região de Campinas, Limeira, Piracicaba, Jundiaí e Circuito das Águas e organiza a escolha do Motorista Padrão anualmente desde 2007. Em 2015 o sindicato completa 25 anos de atividades.

As empresas que elegeram motoristas representantes para participar no concurso desse ano são: Viação Princesa Tecelã, Viação Vitali, Piccolotur, Empresa São João Turismo, Viação São Bento, Tel Agência de Turismo, Viação Santa Cruz, Vesper, Rápido Luxo, ITT, Exclusiva, Itnerol, VSI Transportes, Famatur, Águia de Prata, Tempus Turismo, Transmimo, Viação Novo Horizonte, Auto Viação Campestre, Smile Turismo e Transportes Capellini.

 

Prova Teórica do 9º Concurso Motorista Padrão do Sinfrecar – 2015

Data: 15 de outubro

Horário: 8h

Local: Sinfrecar (Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento de Campinas e Região)

Telefone: (19) 3743 3333

Endereço: rua Doutor Silva Mendes, 266, Bairro Vila Industrial, Campinas-SP

Email: sinfrecar@sinfrecar.org.br

Site: www.sinfrecar.org.br

Assessoria de Imprensa – jornalista Luís Augusto Paschoal

Email: imprensa@sinfrecar.org.br

Inscrições abertas para o Concurso Motorista Padrão 2015 do Sinfrecar

 

No dia 30 de setembro finaliza o prazo para as inscrições do 9º Concurso Motorista Padrão, que é promovido pelo Sinfrecar (Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento de Campinas e Região). Podem participar motoristas das mais de 100 empresas associadas ao sindicato, em cerca de 50 cidades nas regiões de Campinas, Piracicaba, Jundiaí e Circuito das Águas. O sindicato organiza a competição há nove anos consecutivos para premiar os motoristas que se destacam pelo profissionalismo. Esse ano a programação do concurso acontece em paralelo com as comemorações dos 25 anos de atividades do Sinfrecar.

Cada empresa pode concorrer com um candidato, que enfrentará provas práticas e teóricas e disputará o troféu e prêmios em dinheiro para os três melhores colocados.  São três etapas, a primeira já está em andamento, que é o concurso interno nas empresas para a escolha do representante no concurso. A segunda etapa é a inscrição, quando são verificados os pré-requisitos. Na terceira etapa estão as provas e a análise de currículo, com a somatória de pontos para eleger o Motorista Padrão 2015.

Entre os requisitos para a inscrição estão o registro profissional, o Curso de Condutor de Coletivo de Passageiro, ter no máximo três multas e não ter se envolvido em acidentes em 2014. As inscrições devem ser feitas na administração do Sinfrecar, com a entrega dos documentos, do currículo e da ficha de adesão. O sindicato está localizado na rua Doutor Silva Mendes, 266, na Vila Industrial em Campinas. Informações através do telefone (19) 3743-3333 e do email: sinfrecar@sinfrecar.org.br.

Na final do concurso acontece a Cerimônia de Premiação com o anúncio dos vencedores e entrega de certificados para todos os concorrentes e empresas participantes. A 9ª edição do Concurso Motorista Padrão está incluída dentro das atividades do Ano Comemorativo do 25º Aniversário do Sinfrecar. No dia 16 de agosto de 1990 cerca de 30 empresários participaram da primeira Assembleia Geral e oficializaram a fundação do sindicato, com a aprovação do estatuto e a eleição e posse da primeira diretoria. Hoje o Sinfrecar reúne uma centena de empresas com frota de 3 mil ônibus e 5 mil profissionais.

 

9º Concurso Motorista Padrão do Sinfrecar – 2015

Encerramento das Inscrições: 30 de setembro

Local: Sinfrecar (Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento de Campinas e Região)

Telefone: (19) 3743 3333

Endereço: rua Doutor Silva Mendes, 266, Bairro Vila Industrial, Campinas-SP

Email: sinfrecar@sinfrecar.org.br

Site: www.sinfrecar.org.br

 

Assessoria de Imprensa – jornalista Luís Augusto Paschoal

Contato: imprensa@sinfrecar.org.br

ANO 2014

Sinfrecar anuncia os vencedores do 8º Concurso Motorista Padrão

Troféu Experiência no Transporte premia fidelização profissional

Em cerimônia de premiação, na noite de quinta-feira, 12 de novembro, foram anunciados os vencedores do 8º Concurso Motorista Padrão do Sinfrecar (Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento de Campinas e Região). O concurso premiou os três primeiros colocados na disputa e nesse ano foi lançado o Troféu Experiência no Transporte, para o motorista com maior tempo de carreira na mesma empresa.

O Motorista Padrão de 2014 é João Carlos Ribeiro, da Viação Santa Cruz, que ficou em primeiro lugar com 377 pontos. O segundo lugar foi para José Osmundo dos Santos, da empresa Tel Turismo, que somou 375,5 pontos. Na terceira colocação ficou Carlos Alberto Deniz, da Piccolotur Transportes. O prêmio para o primeiro lugar foi de R$ 3 mil, para o segundo foi R$ 2 mil e R$ 1 mil para a terceira colocação. Todos os 14 participantes e os representantes das empresas receberam diplomas pela participação.

O 1º Prêmio Experiência no Transporte foi para Carlos Alberto Deniz, que trabalha na Piccolotur há 16 anos consecutivos. Ele recebeu o troféu e o prêmio em dinheiro de R$ 1 mil. Essa premiação foi instituída para homenagear os profissionais que permanecem por longo tempo na mesma empresa, proporcionando uma relação de confiança. O objetivo é valorizar o profissional qualificado e dedicado, já que as empresas de transportes enfrentam dificuldades para preencher e manter os quadros de motoristas.

Para chegar ao resultado final, os concorrentes primeiramente tiveram que ser indicados pelas empresas associadas ao Sinfrecar, que reúne cerca de 100 empresas de transporte de passageiros por fretamento em 50 cidades no interior do Estado de São Paulo, nas regiões de Campinas, Jundiaí, Circuito das Águas e Piracicaba. Os participantes passaram por prova teórica, prova prática e análise de currículo, onde foram avaliados os cursos de especialização, o conhecimento de leis de trânsito e direção defensiva e também o desempenho no trânsito e no manuseio do veículo.

A cerimônia de premiação aconteceu em Campinas na concessionária Sambaíba, patrocinadora do concurso e reuniu cerca de 450 convidados. Presente no evento, o Secretário de Transportes de Campinas, Carlos Barreiro, falou sobre segurança no trânsito e a importância de treinamentos para os motoristas profissionais.  “É um evento celebrando e premiando os motoristas que tiveram desempenho acima da média e um resultado que é reconhecido pelos colegas, pelas pessoas que transitam dentro dos ônibus e pelos empresários. Isso é um mérito para poucos”, disse Barreiro.

 

primeiro lugar site

 

Primeiro Lugar: João Carlos Ribeiro, da Viação Santa Cruz

segundo lugar site

Segundo Lugar: José Osmundo dos Santos, da Tel Turismo

trofeu experiencia site

Terceiro Lugar e ganhador do Troféu Experiência no Transporte: Carlos Alberto Deniz, da Piccolotur Transportes

A premiação do 8º Concurso Motorista Padrão do Sinfrecar

 Cerimônia terá lançamento do “Troféu Experiência no Transporte”

 

Na próxima quarta-feira, 12 de novembro, serão anunciados os vencedores do Concurso Motorista Padrão de 2014, organizado pelo Sinfrecar (Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento de Campinas e Região). A cerimônia acontece às 19h na Concessionária Sambaíba, na rodovia Dom Pedro I em Campinas. A novidade da oitava edição do concurso é o lançamento do “Troféu Experiência no Transporte”, que vai premiar o motorista com maior tempo de profissão na mesma empresa.

O objetivo do Troféu Experiência é valorizar a fidelização profissional, já que as empresas do segmento enfrentam dificuldades para a contratação de motoristas. Estão disputando o troféu os 14 motoristas inscritos no Concurso Motorista Padrão desse ano. Os nomes dos vencedores serão revelados durante a solenidade com a presença de autoridades, profissionais e empresários da área de transportes. Em oito anos consecutivos de realização, o concurso teve a participação de mais de 160 motoristas, promovendo qualificação e integração entre empresas e motoristas.

Em 2014 os motoristas concorrentes passaram por diversas etapas, desde a escolha como melhor motorista pela empresa, depois pela prova teórica, prova prática e avaliação de currículo. A ideia principal do concurso é incentivar o profissionalismo para o melhor atendimento aos clientes do transporte fretado, destacando e valorizando os melhores exemplos. O Sinfrecar é composto por mais de 100 empresas em 50 cidades das regiões de Campinas, Jundiaí, Piracicaba e Circuito das Águas.

Premiação do 8º Concurso Motorista Padrão do Sinfrecar

Data e horário: quarta-feira, dia 12 de novembro de 2014, às 19h.

Local: Comercial Sambaíba, Rodovia Dom Pedro I (SP 065), KM 140 + 120 Metros – Pista Sul, Bairro Barão Geraldo

 

Assessoria de Imprensa: jornalista Luís Augusto Paschoal (MTb. 22.333)

Sinfrecar: (19) 3743-3333 – www.sinfrecar.org.br

Troféu experiência no transporte Sinfrecar site

 

 

As provas práticas do 8º Concurso Motorista Padrão do Sinfrecar

 

As avaliações práticas dos motoristas aconteceram na terça e na quarta-feira, nos dias 07 e 08 outubro, para os inscritos no 8º Concurso Motorista Padrão promovido pelo Sinfrecar (Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento de Campinas e Região). Durante o percurso em um trecho urbano são observados cerca de 40 itens sobre os procedimentos de segurança e os desempenhos dos concorrentes.

As provas aconteceram em dois dias, no período da manhã, em horários agendados para os 14 participantes que se mantém no processo da competição e já passaram pelas provas teóricas realizadas na semana anterior. Em um ônibus disponibilizado pela empresa associada Zanca Transporte e Turismo, que apoia a realização do concurso, os motoristas dirigiram por um trajeto na área da Vila Industrial em Campinas, onde se localiza a sede do sindicato.

Em cerca de meia hora em um percurso aproximado de 15 quilômetros o instrutor e fiscal da prova, Élbio Landin, fez a avaliação dos participantes. “Na parte prática é feito um percurso na área urbana e o motorista tem a chance de mostrar suas qualidades, suas habilidades dentro da direção defensiva. Na prova prática se analisa desde a forma como o motorista senta no banco do ônibus, a forma como ele dirige, o seu nível de atenção, a sua prevenção, todos esses itens e o torque do motor”, disse o coordenador da prova.

A próxima etapa do concurso é a avaliação dos currículos, contando pontos para os motoristas com maior número de cursos de qualificação para a soma geral da pontuação. O resultado dos vencedores dos prêmios em dinheiro e troféus, dos três primeiros lugares, será anunciado na cerimônia de premiação que acontece no início de novembro.

 

Prova Prática – 8º Concurso Motorista Padrão do Sinfrecar

Data e horário: dia 07 e 08 de outubro de 2014, terça e quarta-feira às 9h.

Local: Sinfrecar, rua Doutor Silva Mendes, 266, Vila Industrial – Campinas-SP.

Assessoria de Imprensa: jornalista Luís Augusto Paschoal (MTb. 22.333)

Sinfrecar: (19) 3743-3333 – www.sinfrecar.org.br


releasepraticab

 

releasepratica2b

A prova teórica do 8º Concurso Motorista Padrão do Sinfrecar

 

A primeira etapa da disputa pelo prêmio do Concurso Motorista Padrão de 2014 aconteceu na manhã dessa terça-feira, 30 de setembro, no auditório da sede do Sinfrecar (Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento de Campinas e Região). O sindicato promove o concurso desde 2007 para premiar os melhores profissionais entre as mais de 100 empresas associadas. Esse ano participam 16 motoristas, que são selecionados pelas empresas.

A prova teve 40 questões, sendo 20 questões sobre Direção Defensiva, 10 de Legislação de Trânsito e 10 de Primeiros Socorros. O instrutor Élbio Landin é o formulador do questionário e fiscal das provas. Ele explica que a prova teórica vale 40 pontos, que serão somados com a pontuação da prova prática e a avaliação do currículo. “Nós enviamos a apostila com aproximadamente 40 dias antes para eles poderem estudar. São questões básicas, inclusive do treinamento de formação”, disse Landin. As provas práticas acontecem na próxima semana, na terça (07/10) e na quarta-feira (08/10), quando serão avaliados os procedimentos no volante.

A 8ª edição do concurso tem 16 concorrentes de empresas associadas de várias áreas da região de abrangência do Sinfrecar, em cerca de 50 cidades. Esse ano as empresas que escolheram seus motoristas para o Motorista Padrão foram: Viação Princesa Tecelã, Viação Vitali, Piccolotur, Empresa São João Turismo, Viação São Bento, Tel Agência de Turismo, Viação Santa Cruz, Vesper, Rápido Luxo, Viação Calvipe, Exclusiva, Itnerol, VSI Transportes, Viação Mimo, Transportes Capellini e Locazul.

release1prova teoricab

 

 

 

O início das provas do 8º Concurso Motorista Padrão do Sinfrecar

 

Às 9h dessa terça-feira, dia 30 de setembro, começam as provas teóricas para os 16 concorrentes do 8º Concurso Motorista Padrão de 2014, organizado pelo Sinfrecar (Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento de Campinas e Região). A prova acontece no auditório da sede do sindicato, na rua Doutor Silva Mendes, 266, Vila Industrial em Campinas. A próxima etapa será a prova prática, nos dias 7 de 8 de outubro. O Sinfrecar promove o concurso desde 2007 para destacar os melhores motoristas e incentivar a qualificação profissional.

A prova teórica é elaborada pela organização do concurso, com orientação do instrutor Élbio Landin. São questões sobre direção defensiva e primeiros socorros, das disciplinas obrigatórias que são exigidas para a aprovação de motoristas profissionais de passageiros. Já na prova prática que acontece na próxima semana, é avaliado o desempenho do motorista em um trajeto de 15 quilômetros. Para a contagem final dos pontos também é feita a avaliação dos currículos e o resultado é anunciado na Cerimônia de Premiação, quando os três vencedores recebem prêmios em dinheiro.

Os motoristas foram escolhidos pelas 16 empresas associadas que participam do concurso desse ano, que são: Viação Princesa Tecelã, Viação Vitali, Piccolotur, Empresa São João Turismo, Viação São Bento, Tel Agência de Turismo, Viação Santa Cruz, Vesper, Rápido Luxo, Viação Calvipe, Exclusiva, Itnerol, VSI Transportes, Viação Mimo, Transportes Capellini e Locazul. A área de abrangência do Sinfrecar é composta por mais de 50 cidades no interior de São Paulo, nas regiões de Campinas, Jundiaí, Piracicaba e Circuito das Águas e o sindicato reúne cerca de 100 empresas.

 

Prova Teórica – 8º Concurso Motorista Padrão do Sinfrecar

Data e horário: dia 30 de setembro de 2014, terça-feira às 9h.

Local: Sinfrecar, rua Doutor Silva Mendes, 266, Vila Industrial – Campinas-SP.

Assessoria de Imprensa: jornalista Luís Augusto Paschoal (MTb. 22.333)

Sinfrecar: (19) 3743-3333 – www.sinfrecar.org.br

 

 

Sinfrecar anuncia o 8º Concurso Motorista Padrão

O lançamento da 8ª edição do Concurso Motorista Padrão de 2014 aconteceu no dia 9 de setembro com a divulgação da lista das empresas e dos motoristas concorrentes. Este ano participam 15 empresas associadas ao Sinfrecar (Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento de Campinas e Região) que elegeram os motoristas com melhor desempenho e que preencheram os requisitos e tiveram as inscrições aprovadas pela organização do concurso.

O Sinfrecar promove o Concurso Motorista Padrão anualmente desde 2007. A eleição dos vencedores é feita com a contagem de pontos de provas teóricas e práticas e análise de currículos e de formação profissional. No início a premiação foi promovida para valorizar os melhores motoristas, destacando os bons exemplos e com o tempo o evento passou também a ser um fator de integração e convívio social, incentivando o investimento de motoristas e empresas na formação e atualização profissional.

Rosa Maria Júlio Landin é organizadora do evento desde a primeira edição e no ano passado apresentou um trabalho sobre o Concurso Motorista Padrão do Sinfrecar no Congresso da ANTP (Associação Nacional de Transporte Público), realizado em Brasília. Ela diz que a importância do concurso é na especialização dos motoristas na condução diária dos veículos que transportam os clientes das empresas de fretamento. “O objetivo de premiar esse profissional é a busca pela qualidade, segurança e excelência de serviços, melhorando o fluxo do trânsito pelas rodovias e centros urbanos”.

As provas teóricas serão realizadas no dia 30 de setembro, no o auditório do Sindicato, na Vila Industrial em Campinas. As provas práticas acontecem nos dias 07 e 08 de outubro em um percurso de 15 quilômetros nas ruas da cidade. No final é realizada a cerimônia de premiação para 400 convidados, onde são anunciados os três motoristas vencedores.

As empresas, representadas pelos seus motoristas, que participam do 8º Concurso Motorista Padrão são: Viação Princesa Tecelã, Viação Vitali, Piccolotur, Empresa São João Turismo, Viação São Bento, Tel Agência de Turismo, Viação Santa Cruz, Vesper, Rápido Luxo, Viação Calvipe, Exclusiva, Itnerol, VSI Transportes, Viação Mimo e Transportes Capellini.

O Sinfrecar – O sindicato reúne mais de 100 empresas de transporte fretado de passageiros em 50 cidades das regiões de Campinas, Jundiaí, Piracicaba e Circuito das Águas, totalizando uma frota com cerca de três mil ônibus e cinco mil empregos diretos. Fundado em 1990, o Sinfrecar completou 24 anos de atividades no dia 16 de agosto.

 

Assessoria de Imprensa – jornalista Luís Augusto Paschoal

 email:imprensa@sinfrecar.org.br

Sinfrecar – (19) 3743-3333

email: sinfrecar@sinfrecar.org.br

 

ANO 2013

Sinfrecar participa do 19º Congresso da ANTP

 

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros por Fretamento de Campinas e Região terá uma participação de destaque no 19º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito da ANTP (Associação Nacional de Transporte Público) e na VIII INTRANS (Exposição Internacional de Transporte e Trânsito). O congresso começa na próxima terça-feira e acontece durante os dias 08, 09 e 10 de outubro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães em Brasília.

O Sinfrecar patrocina a apresentação do trabalho sobre o Concurso Motorista Padrão, que será apresentado pela autora Rosa Maria Júlio Landin, da administração do Sindicato. Outra importante participação é da empresa associada Vesper, que vai receber o Premio ANTP de Qualidade na categoria de Fretamento e foi a única vencedora do segmento no país. A Fresp (Federação das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento do Estado de São Paulo) participa do congresso patrocinando um espaço para representar o setor e promovendo palestras sobre as vantagens do serviço fretado.

Trabalho: O Concurso Motorista Padrão

A apresentação de Rosa Maria Landin do trabalho “Concurso Motorista Padrão” acontece no dia 08 de outubro às 15h30 na Ilha Temática de Qualidade, Marketing e Tecnologia.  Será no auditório de Comunicações Técnicas da VIII INTRANS, aberto para os congressistas, convidados, visitantes e expositores. O trabalho completo será publicado no site da ANTP, no dia de abertura do congresso, na programação de Sessões Técnicas. O resumo apresenta a estrutura do concurso, com todas as etapas, os requistos para a inscrição, os critérios de avaliação, a premiação, os objetivos e os resultados.

O trabalho sobre o tradicional Concurso Motorista Padrão no congresso da ANTP é muito importante para divulgar os serviços do segmento, as ações do Sindicato e a iniciativa de premiar os bons profissionais, que é única no Brasil no setor de fretamento. No próximo ano acontece a 8ª edição do concurso, que atingiu um importante conceito e o reconhecimento em toda a área de transporte.

 Vesper e o Prêmio ANTP de Qualidade 2013

A Vesper Transportes Ltda. é uma empresa associada ao Sinfrecar com sede na cidade de Jundiaí e recebeu o Prêmio ANTP de Qualidade 2013 – Troféu Bronze – categoria de Operadoras de Serviços de Fretamento. A empresa é exclusivamente de prestação de serviços de fretamento e disputou com outras empresas de grande porte de todo o território nacional, que também atuam em outros segmentos, como rodoviário e urbano.

A cerimônia de entrega dos certificados e dos troféus do Prêmio ANTP de Qualidade acontece no primeiro dia do congresso em Brasília, às 18h30. A Vesper vai enviar uma delegação com profissionais e executivos da empresa para receber a premiação. O prêmio foi instituído pela ANTP em 1995 e acontece em ciclos bienais. A premiação de 2013 incluiu pela primeira vez a categoria de empresas de fretamento. O principal objetivo do Prêmio Qualidade ANTP é a melhoria do desempenho das empresas de transporte.

 

19º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito da ANTP (Associação Nacional de Transporte Público) e VIII INTRANS (Exposição Internacional de Transporte e Trânsito):

Data: dias 08, 09 e 10 de outubro, a partir das 9h

Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães – SCN, Quadra 4, Bloco B, Sala 502 – CEP 70.714-906 – Brasília/DF – Tel. +55.61.3429.7600 Fax. +55. 61.3429.7665

Apresentação do trabalho “Concurso Motorista Padrão”: dia 08 de outubro às 15h30 na Ilha Temática 3 ANTP – Qualidade, Marketing e Tecnologia.

Cerimônia de entrega do Prêmio ANTP de Qualidade 2013: às 18h30 do dia 8 de outubro, no Auditório Planalto.

Assessoria de Imprensa – jornalista Luís Augusto Paschoal email: imprensa@sinfrecar.org.br

Sinfrecar – (19) 3743-3333 / email: sinfrecar@sinfrecar.org.br www.sinfrecar.org.br

Os vencedores do 7º Concurso Motorista Padrão do Sinfrecar

 

Em cerimônia realizada na noite dessa quarta-feira (11/09) foram apresentados os ganhadores do 7º Concurso Motorista Padrão 2013 do Sinfrecar (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros por Fretamento de Campinas e Região). Lademir Messias, da empresa Rápido Luxo Campinas, foi consagrado o motorista Padrão 2013, com o primeiro lugar e melhor pontuação na soma de todas as etapas classificatórias.

A segunda colocação foi para o motorista José Gilmar Von Zuben, da empresa Santa Cruz. O terceiro colocado foi Roberto Aparecido Vital, da empresa Exclusiva. O Prêmio Qualidade & Excelência foi instituído nessa edição do concurso pra destacar a empresa que mais investe em treinamento e o motorista com mais cursos de qualificação e os troféus foram entregues para a empresa Tel Turismo e para o motorista Vanderlei Donizete, também da Tel Turismo.

A 7º edição do concurso teve a participação de 15 motoristas concorrentes representando empresas de fretamento de passageiros associadas ao Sinfrecar, que abrange as regiões de Campinas, Jundiaí, Piracicaba e Circuito das Águas. Foram várias etapas classificatórias, incluindo a pré-seleção pelas empresas, do motorista com o melhor desempenho no ano, a verificação dos pré-requisitos, as provas teóricas e práticas e por último a avaliação dos currículos.

A festa de premiação reuniu cerca de 300 participantes na sede da Sambaíba, nas margens da rodovia Dom Pedro I em Campinas, que esse ano foi a patrocinadora oficial e exclusiva do concurso. Estiveram presentes empresários do segmento, profissionais do setor de transportes, familiares dos concorrentes, autoridades de órgão públicos e representantes do Poder Executivo e Legislativo. Depois da cerimônia de entrega dos prêmios foi o momento de comemoração e confraternização com um churrasco para aos convidados.

 

Resultados do 7º Concurso Motorista Padrão – 2013

 

1º Lugar: Lademir Messiasempresa Rápido Luxo Campinas

273 pontos

 

2º Lugar: José Gilmar Von Zubenempresa Santa Cruz

251 pontos

 

3º lugar: Roberto Aparecido Vitalempresa Exclusiva

198 pontos

 

1 premio 1 lugar 2013 release site

2 premio 2 lugar 2013 release site

3 premio 3 lugar 2013 release site

1º Prêmio Qualidade & Excelência

 Empresa: Tel Turismo

Motorista: Vanderlei DonizeteTel Turismo

4 premio qualidade excelencia empresa release site

5 premio qualidade excelencia motorista release site

 

Assessoria de Imprensa – jornalista Luís Augusto Paschoal / email: imprensa@sinfrecar.org.br

 Sinfrecar – (19) 3743-3333 / email: sinfrecar@sinfrecar.org.br www.sinfrecar.org.br

 

A final do 7º concurso Motorista Padrão do Sinfrecar

 

Nessa quarta-feira (11/09), às 19h, acontece a cerimônia de premiação onde serão conhecidos os vendedores do Concurso Motorista Padrão de 2013, organizado há sete anos consecutivos pelo Sinfrecar (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros por Fretamento de Campinas e Região). O sindicato é a entidade representativa de mais de 100 empresas das regiões de Campinas, Jundiaí, Piracicaba e Circuito das Águas. Esse ano participam 15 motoristas concorrentes, que foram escolhidos previamente pelas empresas.

O anúncio dos ganhadores será na sede da Sambaíba, no KM 140 da rodovia Dom Pedro, na pista sentido Jacareí, que é a concessionária de ônibus patrocinadora oficial do concurso. São aguardadas as presenças de autoridades, profissionais das áreas de transportes e representantes de empresas do segmento de transportes. Os motoristas passaram por provas práticas, teóricas e análise de currículos para concorrer aos prêmios de R$ 3 mil para o primeiro lugar, R$ 2 mil para o segundo e R$ 1 mil para o terceiro colocado. As empresas participantes são; Santo Ignácio, Itnerol, Rápido Luxo, Tel Turismo, São Bento, São João, Campestre, Calvipe, Princesa Tecelã, Santa Cruz, Vesper, Piccolotur, Tempus, Exclusiva e Capellini.

Esse ano foi instituído o Prêmio Qualidade & Excelência, para o motorista com mais cursos e a empresa que mais investe em treinamento e qualificação. O objetivo com a premiação inédita é incentivar a especialização dos profissionais e a constante atualização, para o melhor desenvolvimento das empresas. A ideia de premiar os motoristas com melhor desempenho, para dar destaque e valorizar os bons profissionais, foi o motivo da implantação do concurso em 2007. Segundo Rosa Maria Júlio Landin, administradora do Sinfrecar, “o concurso promove benefícios para todos os envolvidos. Os motoristas aumentam seus conhecimentos; as empresas ganham visibilidade e um melhor desempenho de seus profissionais; já os passageiros, clientes das empresas de fretados, ganham uma melhor prestação do serviço”. Ela é autora de trabalho sobre o concurso que será apresentado no 19º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito da ANTP (Associação Nacional de Transporte Público), nos dias 08 e 10 de outubro em Brasília.

Encerramento do 7º Concurso Motorista Padrão do Sinfrecar

Data e horário: dia 11 de setembro às 19h

Local: Sede da Sambaíba, KM 140 da rodovia Dom Pedro I (pista Sul – sentido Jacareí), bairro Barão Geraldo, Campinas – SP

Assessoria de Imprensa – jornalista Luís Augusto Paschoal / email: imprensa@sinfrecar.org.br

 Sinfrecar – (19) 3743-3333 / email: sinfrecar@sinfrecar.org.br www.sinfrecar.org.br

As provas práticas do 7º Concurso Motorista Padrão do Sinfrecar

Novidade em 2013 é a criação do Prêmio Qualidade & Excelência

 A segunda etapa classificatória do Concurso Motorista Padrão, com a realização das provas práticas, começou nessa terça-feira (06 de agosto), quando o primeiro grupo de motoristas concorrentes participou da avaliação de desempenho em um percurso de 20 quilômetros. O concurso é organizado pelo Sinfrecar (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros por Fretamento de Campinas e Região), que reúne mais de 100 empresas associadas em 50 cidades do Interior de São Paulo. As provas práticas se encerram na manhã dessa quinta-feira, dia 08 de agosto, na sede do Sinfrecar na rua Doutor Silva Mendes, 266, na Vila Industrial em Campinas.

 Esse ano a prova prática está sendo realizada em trecho urbano com os motoristas saindo da sede do sindicato e trafegando pelas ruas e avenidas do bairro. A prova é acompanhada pelo fiscal Élbio Landin, instrutor do SEST/SENAT (Serviço Social do Transporte / Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) de Paulínia. Durante o percurso são avaliados vários critérios, desde a postura ao volante e verificação dos itens de segurança, respeito à sinalização e regras de trânsito, até a forma de utilização dos mecanismos do veículo, como o freio e a embreagem. A próxima etapa é a avaliação dos currículos dos candidatos. Uma novidade nessa edição é a criação do Prêmio Qualidade & Excelência, com a entrega de troféus para o motorista com maior número de cursos de qualificação e especialização e para a empresa que mais investiu em treinamento.

 A sétima edição do concurso tem a participação de 15 motoristas, que foram escolhidos em votações internas para representar as empresas associadas ao Sinfrecar. Os concorrentes são das empresas; Santo Ignácio, Itnerol, Rápido Luxo, Tel Turismo, São Bento, São João, Campestre, Calvipe, Princesa Tecelã, Santa Cruz, Vesper, Piccolotur, Tempus, Exclusiva e Capellini. A cerimônia de encerramento do concurso, com o anúncio dos vencedores e a entrega dos prêmios e troféus, está marcada para o dia 11 de setembro, na sede das Sambaíba, concessionária da marca Mercedes-Benz que é a patrocinadora oficial e exclusiva do 7º Concurso Motorista Padrão do Sinfrecar em 2013.

Outra novidade nesse ano é que o tema do Concurso Motorista Padrão do Sinfrecar foi selecionado para ser apresentado no 19º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito da ANTP (Associação Nacional de Transporte Público). A autora é Rosa Maria Júlio Landin que vai apresentar o trabalho na seção de Comunicações Técnicas, sobre Qualidade, Marketing e Tecnologia. O congresso acontece nos dias 08 e 10 de outubro em Brasília.

Prova Prática do 7º Concurso Motorista Padrão do Sinfrecar

Data e horário: dias 06 e 08 de agosto, das 8h às 11h

Local: Sede do Sinfrecar, rua Doutor Silva Mendes, 266, Vila Industrial, Campinas – SP

Assessoria de Imprensa – jornalista Luís Augusto Paschoal / email: imprensa@sinfrecar.org.br

 Sinfrecar – (19) 3743-3333 / email: sinfrecar@sinfrecar.org.br www.sinfrecar.org.br

 

release1site

 

release3site

 

release5site

 

Começa a disputa do 7º Motorista Padrão do Sinfrecar

Prova acontece no Dia do Motorista com homenagens aos profissionais

Essa quinta-feira, 25 de julho, quando é comemorado o Dia do Motorista, marca o inicio da competição que vai premiar os vencedores de 2013 do 7º Concurso Motorista Padrão promovido pelo Sinfrecar (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros por Fretamento de Campinas e Região). A primeira prova é a teórica, que será realizada a partir das 8h30 no auditório da sede do Sinfrecar, na rua Doutor Silva Mendes, 266, Vila Industrial, em Campinas.

A prova teórica é formada por 80 questões, sendo a metade sobre Legislação, Penalidades, Infrações e Crimes de Trânsito e 20 questões sobre Primeiros Socorros e mais 20 relacionadas com a legislação específica do transporte de passageiros. A prova é realizada por um instrutor de Treinamento do SEST/SENAT (Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) com disciplinas do Curso de Coletivo de Passageiros, exigido pelo DETRAN para o trabalho dos motoristas em empresas de fretamento de passageiros. O teste tem o objetivo de conferir os conhecimentos básicos aplicados no dia a dia da profissão e conta pontos para a classificação final do concurso.

A próxima etapa da disputa será a prova prática, marcada para os dias 06 e 07 de agosto, Em seguida será feita a análise dos currículos para a somatória final da pontuação. Os três primeiros colocados receberão troféus e prêmios em dinheiro de R$ 3 mil – para o primeiro lugar, R$ 2 mil – para o segundo e R$ 1 mil para o terceiro colocado. O concurso existe desde 2007 e foi instituído para valorizar os motoristas e dar destaque para os melhores exemplos, incentivando a qualificação, a atualização e o aprimoramento profissional.

O tema do Concurso Motorista Padrão do Sinfrecar foi selecionado para ser apresentado no 19º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito da ANTP (Associação Nacional de Transporte Público), que acontece em Brasília entre os dias 08 e 10 de outubro. Esse ano o congresso vai debater as questão de mobilidade urbana e cidades sustentáveis. O trabalho é de autoria de Rosa Maria Júlio Landin e fará parte das apresentações das Comunicações Técnicas, sobre Qualidade, Marketing e Tecnologia. O Sinfrecar é um sindicato com um quadro de associados com mais de 100 empresas de 50 cidades do Interior de São Paulo, nas regiões de Campinas, Jundiaí e Piracicaba.

Prova Teórica do 7º Concurso Motorista Padrão do Sinfrecar

Horário: 8h30

Local: Sede do Sinfrecar – rua Doutor Silva Mendes 266, Vila Industrial – Campinas/SP

Assessoria de Imprensa – jornalista Luís Augusto Paschoal

Email: imprensa@sinfrecar.org.br

Sinfrecar – (19) 3743-3333 / email: sinfrecar@sinfrecar.org.br

Site: www.sinfrecar.org.br

 

Lançamento do 7º Concurso Motorista Padrão do Sinfrecar

Estão abertas as inscrições para a edição 2013 do Concurso Motorista Padrão promovido pelo Sinfrecar (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros por Fretamento de Campinas e Região). O concurso é direcionado para as mais de 100 empresas associadas ao sindicato em uma área de abrangência com cerca de 50 cidades na região de Campinas, Piracicaba e Jundiaí. O encerramento das inscrições será no dia 28 de junho.

Cada empresa de fretamento pode inscrever um motorista, que tenha mais de um ano de carteira de trabalho assinada e o máximo de duas multas no ano de 2012. O candidato também não pode ter se envolvido em acidentes e deve apresentar a credencial do Curso de Condutor de Coletivo de Passageiros, credenciado no DETRAN. As informações para as inscrições podem ser obtidas no Sinfrecar através do telefone (19) 3743 3333 ou do email: sinfrecar@sinfrecar.org.br.

A estrutura tradicional do concurso é formada pela realização de provas práticas e teóricas e análise de currículo. Os motoristas já passam por uma pré-seleção na própria empresa, que escolhe o profissional mais qualificado e que apresenta melhor desempenho e conduta. Já nas provas do concurso, são avaliados os conhecimentos das disciplinas exigidas na formação do motorista profissional de passageiros e o respeito às regras de trânsito, como também as atitudes em relação ao veículo e aos outros motoristas.

O Sinfrecar promove o concurso desde 2007, sempre com o objetivo de melhorar a qualificação e o aprimoramento profissional, premiando e dando visibilidade aos bons funcionários. Nesses sete anos, o concurso se estabeleceu como uma forma de incentivo para o melhor atendimento aos passageiros do transporte fretado e como meio de valorização do motorista, sendo que o setor está em crescimentos e sempre há vagas para preencher os quadros de funcionários especializados. Os concorrentes no 7º Concurso Motorista Padrão vão receber certificados, medalhas, placas de homenagens e os três primeiros colocados receberão prêmios em dinheiro. Esse ano o evento tem um patrocinador exclusivo, a empresa Sambaíba, concessionária de ônibus Mercedes-Benz.

Edição 2013 do 7º Concurso Motorista Padrão do Sinfrecar

Assessoria de Imprensa – jornalista Luís Augusto Paschoal / email: imprensa@sinfrecar.org.br

 Sinfrecar – (19) 3743-3333 / email: sinfrecar@sinfrecar.org.br /  www.sinfrecar.org.br

 

Projeto PARTY organiza visita de alunos ao HC da Unicamp

Sinfrecar apoia Programa Internacional de prevenção de acidentes

Começa em Campinas na terça-feira (26 de março) a programação do Projeto PARTY 2013, com visitas de alunos do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino ao Hospital de Clínicas da Unicamp, para conscientização e prevenção de acidentes. Os estudantes assistem palestras, conversam com pacientes e visitam os centros de tratamento. Os primeiros 80 alunos que irão ao HC são da Escola Estadual Miguel Vicente Cury, do Distrito de Nova Aparecida. No primeiro semestre serão sete dias de visitas com a participação de 560 alunos.

O Sinfrecar (Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento de Campinas e Região) garantiu participação pelo terceiro ano consecutivo no Projeto PARTY, fazendo a coordenação de empresas associadas que promovem o transporte dos alunos, das escolas até o HC da Unicamp. Para cada dia de visita as empresas associadas disponibilizam dois ônibus, com capacidade para o transporte de 80 alunos em viagens de ida e volta, das 12h até 18h.  No primeiro semestre já confirmaram a participação no transporte dos alunos as empresas: Tel Turismo, West Side, Smile, Cardelli, Santo Inácio, Rápido Luxo, Qualitat e Piccolotur. O Sinfrecar reúne mais de 100 empresas do segmento de transporte de passageiros por fretamento em uma área de atuação com mais de 50 cidades no interior de São Paulo.

O Projeto PARTY (Prevent Alchool and Risk-Related Trauma in Youth – Prevenir Traumas Relacionados a Risco e Álcool na Juventude) foi idealizado há 20 anos por profissionais de saúde pública na cidade de Toronto no Canadá e acontece em várias cidades pelo mundo. Em Campinas é coordenado pela Liga do Trauma do Hospital de Clínicas da Unicamp com a participação de várias instituições, como o Corpo de Bombeiros, SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), Prefeitura de Campinas e Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas).

 

Local: Hospital de Clínicas da Unicamp

Horário: das 13h às 17h

Assessoria de Imprensa: jornalista Luís Augusto Paschoal (MTb. 22.333) – imprensa@sinfrecar.org.br

Sinfrecar: Tel. (19) 3743-3333 – www.sinfrecar.org.br

ANO 2012

Sinfrecar anuncia o Motorista Padrão 2012

Foi revelado na noite de quinta-feira, 16 de agosto, o nome do grande vencedor do 6º Concurso Motorista Padrão, realizado pelo Sinfrecar (Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento de Campinas e Região). Ficou em primeiro lugar o motorista Odair Bueno da Silva, da Viação Santa Cruz, sediada em Mogi Mirim. O segundo lugar ficou com Hélio Rodrigues, da empresa Visatur e o terceiro colocado foi Lademir Messias, da Rápido Luxo Campinas.

A cerimônia de premiação reuniu autoridades e empresários do segmento de fretados no auditório do SEST/SENAT em Campinas. Entre os presentes, o deputado estadual Gerson Bittencourt, o secretário Municipal de Transportes de Campinas, André Ribeiro e o vereador Josias Lech, presidente da Comissão de Mobilidade Urbana e Planejamento Viário da Câmara Municipal de Campinas.

Na plateia, com cerca de 550 pessoas, foram organizadas torcidas para os concorrentes. Foi uma final emocionante, com muita comemoração dos motoristas, familiares e funcionários das empresas. O Sinfrecar realiza o Concurso Motorista Padrão desde 2007, como forma de valorizar a profissão de motorista, para incentivar a especialização e para dar reconhecimento aos bons profissionais.

O motorista padrão Odair Bueno da Silva é da cidade de Araras e trabalha como motorista há 25 anos. Ele disse que uma qualidade importante para a profissão é a tranquilidade. “Tem que ter calma, o importante é chegar bem”. Entre os fatores que contribuíram para a vitória estão a experiência no volante e a dedicação, com vários cursos de qualificação, que contaram pontos decisivos na classificação final. Odair Silva somou 312,1 pontos e recebeu um prêmio de R$ 3 mil. O segundo colocado, Hélio Rodrigues fez 270,5 pontos e ficou com R$ 2 mil. Ademir Messias, somou 249 pontos e recebeu R 1 mil de prêmio. Esse ano participaram 22 motoristas, escolhidos pelas empresas associadas ao Sinfrecar, que passaram por provas teóricas, práticas e análise de currículo..

Na festa de encerramento também foi comemorado o aniversário de 22 anos do Sinfrecar, fundado no dia 16 de agosto de 1990 por um grupo de 20 empresas de transporte fretado de passageiros. Hoje o sindicato reúne 106 empresas de 51 cidades do Estado de São Paulo.

Edição 2012 do 6º Concurso Motorista Padrão do Sinfrecar

Assessoria de Imprensa – jornalista Luís Augusto Paschoal (MTb. 22.333) – imprensa@sinfrecar.org.br

Sinfrecar – (19) 3743-3333 – www.sinfrecar.org.br


Sinfrecar apoia programa internacional de prevenção de acidentes para estudantes

 

Projeto PARTY promove visita de alunos ao HC da Unicamp

Começou nessa terça-feira (14/08) as atividades do segundo semestre do Projeto PARTY (Prevent Alchool and Risk-Related Trauma in Youth – Prevenir Traumas Relacionados a Risco e Álcool na Juventude). O projeto canadense é organizado desde 2010 em Campinas pela Superintendência do Hospital de Clínicas da Unicamp, com apoio do Sinfrecar (Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento de Campinas e Região), que mobiliza as empresas associadas para fazer o transporte dos estudantes. Nesse semestre estão programadas oito visitas, com a participação de 640 alunos da rede pública estadual. Na próxima terça-feira (21/08). acontece a visita dos alunos da Escola Estadual Adalberto Prado e Silva, da Vila Costa e Silva.

No primeiro dia de visita do semestre, participaram 80 alunos da Escola Estadual Antonio Alves Aranha, de Valinhos, que foram até o HC da Unicamp em ônibus cedidos pelas empresas JC Turismo e Vesper Transportes. As atividades aconteceram no período da tarde e os alunos assistiram palestras e conheceram as alas de atendimento aos acidentados, nas áreas de enfermaria e até na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), que atende pacientes em estado grave. O objetivo do programa é promover o contato com as pessoas que passam por acidentes para instruir as jovens sobre os perigos do trânsito, as imprudências e as atitudes preventivas.

Os monitores são os estudantes do segundo e do terceiro ano de Medicina que acompanharam os alunos e relataram os casos dos internados. “Vamos conversar com os pacientes para eles contarem as histórias, para eles conhecerem, para conscientizar, como acontece no projeto no Canadá”, explicou a estudante de Medicina Amanda Sacilotto Detoni. Os monitores promoveram algumas dinâmicas, como colocar venda nos olhos para simular a dificuldade de pessoas que perdem a visão. A estudante Camila Nunes Coelho Moreira passou por essa dinâmica e disse: é muito estranho, dá muito medo ter que depender das pessoas”.

O Projeto PARTY da Unicamp é realizado através da Liga do Trauma do HC com apoio do Núcleo de Prevenção de Violências e Acidentes da Secretaria Municipal de Saúde, do Centro de Referência em Reabilitação, da Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas), do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

Projeto PARTY – Próxima visita ao HC da Unicamp: dia 21 de agosto, às 14h.

Assessoria de Imprensa – jornalista Luís Augusto Paschoal (MTb. 22.333) – imprensa@sinfrecar.org.br

Sinfrecar – (19) 3743-3333 – www.sinfrecar.org.br

A Premiação do 6º Concurso Motorista Padrão do Sinfrecar

 

Acontece às 19h dessa quinta-feira, 16 de agosto, a cerimônia de encerramento da sexta edição do Concurso Motorista Padrão, realizado pelo Sinfrecar (Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento de Campinas e Região). Esse ano participaram 22 motoristas profissionais da área de transporte fretado de pessoas, de empresas associadas ao sindicato que atua em 50 cidades do interior de São Paulo.

Os concorrentes aguardam o anúncio dos vencedores que será feito durante a cerimônia. Participam da premiação autoridades e profissionais da área de transportes, representantes do Poder Executivo Municipal, vereadores, deputados e empresários do setor de fretamento. Foram confirmadas as presenças dos deputados estaduais Edmir Chedid e Gerson Bittencourt e dos vereadores de Campinas Josias Lech e Dário Saadi.

Participam da entrega do prêmio, os representantes da comissão julgadora e instrutores do SEST/SENAT (Serviço Social do Transporte / Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), que apoiam a organização do concurso. Também são convidados os familiares e amigos dos concorrentes, que organizam torcidas para homenagear os motoristas. O prêmio será de R$ 3 mil para o vendedor, R$ 2 mil para o segundo lugar e R$ 1 mil para o terceiro colocado. Serão entregues troféus para os melhores colocados e também para a torcida mais animada, além de medalhas para todos os participantes.

Os 22 motoristas disputaram todas as etapas do processo seletivo, desde a escolha do motorista com o melhor desempenho pelas empresas, as provas teóricas e práticas e a avaliação dos currículos, com a pontuação de cursos de especialização. Nas provas teóricas foram avaliados os conhecimentos sobre direção defensiva e primeiros socorros. Na prova prática é avaliado o desempenho em um percurso de 15 quilômetros, observando a postura no volante e o cumprimento de leis de trânsito.

 

Aniversário do Sindicato

O Sinfrecar realiza o concurso desde 2007 para incentivar a qualificação e dar visibilidade aos bons profissionais, valorizando os bons exemplos, para promover maior eficiência nas empresas e melhor atendimento aos passageiros, clientes do transporte fretado. Os empresários encontram dificuldades para contratar motoristas qualificados e sobram vagas no setor. No dia da premiação, 16 de agosto, o Sinfrecar completa 22 anos de atividade. O Sindicato representa 106 empresas de fretamento de passageiros em 51 cidades da Região de Campinas, incluindo as cidades de Jundiaí e Piracicaba. Entre as várias atribuições, o Sinfrecar presta assessoria Jurídica, faz as negociações coletivas e organiza cursos e palestras para a melhoria do desempenho das empresas, incentivando a profissionalização e a atualização de dirigentes e funcionários. As empresas associadas reúnem cerca de 3 mil ônibus atuando em rodovias e centros urbanos e geram uma média de 5 mil empregos diretos.

Premiação do 6º Concurso Motorista Padrão do Sinfrecar

Data e horário: quinta-feira, 16 de agosto, às 19h.

Local: SEST/SENAT – avenida Aladino Selmi, 1395, Campos dos Amarais, Campinas-SP.

Assessoria de Imprensa – jornalista Luís Augusto Paschoal (MTb. 22.333) – imprensa@sinfrecar.org.br

Sinfrecar – (19) 3743-3333 – www.sinfrecar.org.br


Worshop: A Nova Lei dos Motoristas e o Fretamento

 

Acontece na tarde dessa quarta-feira (08/08) um workshop direcionado para os empresários de setor de fretamento de passageiros do interior do Estado de São Paulo sobre a nova Lei dos Motoristas, número 12.619 que entrou em vigor no dia 15 de junho. O encontro é uma realização da FRESP (Federação das Empresas de Transporte por Fretamento do Estado de São Paulo), com organização do Sinfrecar (Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento de Campinas e Região) e apoio do Sinfrepass (Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento de Ribeirão Preto). O worshop será em Campinas no auditório do SEST/SENAT (Serviço Social do Transporte / Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), das 14h às 18h.

Os palestrantes são os advogados especialistas em assessoria jurídica na área trabalhista, João dos Reis Oliveira e Lisa Helena Arcaro. Eles vão apresentar as determinações da nova lei aplicadas na área de fretamento. Os advogados vão responder dúvidas dos empresários sobre as mudanças e obrigações nas de jornadas de trabalhos, folgas, cálculos de remuneração, fiscalização, multas e os direitos e deveres do motorista. Como a lei entrou em vigor recentemente, há muitas dúvidas sobre a interpretação e aplicação da lei, principalmente no segmento de transporte por fretamento, já que a nova legislação é generalizada para toda a categoria de motoristas: de cargas e de passageiros (rodoviários, urbanos e fretamento) e não há especificações para as características do serviço fretado, como por exemplo, as viagens de turismo em grupos.

Fresp, Sinfrepass e Sinfrecar

A Fresp é a federação estadual que reúne sete sindicatos regionais das empresas de transportes de passageiros por fretamento, nas regiões da Grande São Paulo, Sorocaba, Campinas, Ribeirão Preto, Vale do Paraíba, e Santos. O Sinfrepass é o sindicato regional de Ribeirão Preto, que abrange uma área com cerca de 120 cidades, incluído desde Pirassununga até a região de Barretos. O Sinfrecar é o sindicato regional de Campinas que abrange 50 cidades, incluindo Piracicaba, Indaiatuba e o Circuito das Águas. O Sinfrecar tem 104 empresas associadas e completa 22 anos de atividade no próximo dia 16 de agosto.

Workshop: A Nova Lei dos Motoristas e o Fretamento

Data e Horário: dia 08 de agosto das 14h às 18h

Local: SEST/SENAT – avenida Comendador Aladino Selmi, 1395, Campos dos Amarais, Campinas-SP (mapa em anexo)

 

Assessoria de Imprensa – jornalista Luís Augusto Paschoal (MTb. 22.333) – imprensa@sinfrecar.org.br

Sinfrecar– (19) 3743-3333 – www.sinfrecar.org.br

Fresp – (19) 3243-9161 – www.fresp.org.br


As provas práticas do 6º Motorista Padrão do Sinfrecar

 

Acontecem entre os dias 17 e 19 de julho as provas práticas do 6º Concurso Motorista Padrão, promovido pelo Sinfrecar (Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento de Campinas e Região). Nesse ano participam do concurso 22 empresas associadas ao sindicato, que reúne mais de 100 empresas em 50 cidades do Estado de São Paulo. A disputa para a escolha do melhor motorista visa incentivar a qualificação e premiar os bons exemplos de profissional.

As provas práticas acontecem em Campinas, no SEST/SENAT (Serviço Social do Transporte / Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), localizado no Campo dos Amarais. Os motoristas fazem um percurso de 15 quilômetros e são analisados por instrutores do SEST/SENAT. São avaliados os requisitos básicos do dia a dia da profissão do motorista, desde a postura no volante, o cumprimento das leis de trânsito e a relação com o veículo, no manuseio dos equipamentos e controles do ônibus.

Os motoristas já passaram pelas provas teóricas, respondendo 40 questões sobre direção defensiva, legislação e primeiros socorros. A próxima etapa é a análise dos currículos e a contagem geral da pontuação. Os vencedores serão anunciados na cerimônia de premiação, que acontece no dia 16 de agosto no auditório do SEST/SENAT em Campinas. O prêmio total de R$ 6 mil será dividido entre os três primeiros colocados, R$ 3 mil para o campeão, R$ 2 mil para o segundo lugar e R$ 1 mil para o terceiro.

Data e Horário das Provas Práticas: dias 17,18 e 19 de julho, às 8h30

Local: SEST/SENAT – avenida Aladino Selmi, 1395, Campos dos Amarais, Campinas-SP

 

Assessoria de Imprensa – jornalista Luís Augusto Paschoal (MTb. 22.333) – imprensa@sinfrecar.org.br

Sinfrecar – (19) 3743-3333 – www.sinfrecar.org.br


Começam as provas do 6º Concurso Motorista Padrão do Sinfrecar

Na manhã dessa quinta-feira (28/06) serão realizadas as provas teóricas do Concurso Motorista Padrão 2012, promovido pelo Sinfrecar (Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento de Campinas e Região), que representa cerca de 100 empresas em 50 cidades do interior de São Paulo. Participam dessa edição do concurso 26 motoristas profissionais, que foram selecionados pelas empresas inscritas. As provas teóricas acontecem a partir das 9h no auditório da sede social do Sinfrecar, na rua Doutor Silva Mendes, na Vila Industrial em Campinas.

A elaboração das provas é feita em parceria com o SEST/SENAT (Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) de Campinas e de Paulínia. O instrutor Élbio Landin faz a coordenação e é o fiscal durante as provas teóricas, que são compostas de questões sobre direção defensiva e primeiros socorros.

O tradicional concurso é realizado há seis anos e tem o objetivo de incentivar a especialização dos motoristas e dar visibilidade e prêmios aos bons profissionais. Esse ano o prêmio total é de R$ 6 mil, sendo R$ 3 mil para o 1º lugar, R$ 2 mil, para o 2º e R$ 1 mil para o 3º colocado.

Participam dessa edição do Motorista Padrão as empresas: Agência Monte Alegre, Vicampe, Viação Vitali, Piccolotur, Empresa São João Turismo, Transportes Padovani, Viação Novo Horizonte, Viação São Bento, Tel Agência de Turismo, Expresso Fênix, Nilson Tur, Viação Santa Cruz, Visatur, Itnerol, Vesper, Viação Oliveira, Viação Princesa Tecelã, Expresso Metrópolis, Transmimo, Viação Princesa do Vale, Rápido Luxo, Qualitat Transportes, Viação Passaredo, Transportes Capellini, Exclusiva Turismo e Viação Calvipe.

Em julho acontecem as provas práticas, de percurso no volante. A comissão julgadora, composta por educadores e autoridades do setor de transportes, vai avaliar a pontuação, a conduta e os currículos dos motoristas. A cerimônia de encerramento do concurso, com a apresentação dos vencedores, será realizada no dia 26 de julho.

Provas Teóricas: dia 28 de junho, quinta-feira às 9h

Local: Sinfrecar, rua Doutor Silva Mendes, 266, Vila Industrial – Campinas-SP

 

Assessoria de Imprensa – jornalista Luís Augusto Paschoal (MTb. 22.333)  imprensa@sinfrecar.org.br

Sinfrecar – (19) 3743-3333 – www.sinfrecar.org.br

Lançamento do 6º Concurso Motorista Padrão do Sinfrecar

 

As inscrições se encerram na próxima segunda-feira

Foi iniciada a competição que tem o objetivo de premiar os motoristas de fretamento que apresentam o melhor desempenho na direção, que é organizada pelo Sinfrecar (Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento de Campinas e Região). Na primeira etapa do concurso é feito o envio dos convites e as fichas de inscrições para as 100 empresas associadas ao sindicato inscreverem os concorrentes. O prazo final das inscrições é dia 11 de junho, na próxima segunda-feira.

As inscrições podem ser feitas através do email: contato@sinfrecar.org.br. O concurso é realizado há seis anos consecutivamente e já é uma tradição no segmento do transporte de pessoas por fretamento na região de Campinas. As empresas associadas podem inscrever um motorista, que é escolhido pela melhor conduta profissional. São cinco pré-requisitos:

1) Estar em plena atividade, na Empresa Associada responsável pela sua inscrição no prêmio, com no mínimo 12 (doze) meses de registro na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), como Motorista.

2) Possuir o número máximo de 2 multas no ano de 2011

3) Não ter se envolvido em acidentes de trânsito no ano de 2011

4) Apresentar credencial do Curso de Condutor de Coletivo de Passageiros efetuado em entidade/órgão com credenciamento no DETRAN

5) Cursos direcionados para motoristas: poderão ser considerados como um diferencial no concurso e contará pontos, com a apresentação dos certificados.

Nas próximas etapas acontecem as entregas dos currículos, (até o dia 11 de julho), as provas teóricas (dia 29 de junho) e as provas práticas (data a ser definida). A cerimônia de premiação está marcada para 26 de julho.

O Concurso Motorista Padrão foi idealizado pelo Sinfrecar para incentivar a qualificação e a especialização dos motoristas, premiando e destacando os bons profissionais, que se tornam exemplos para toda a categoria.

Assessoria de Imprensa – jornalista Luís Augusto Paschoal (MTb. 22.333)

imprensa@sinfrecar.org.br

Sinfrecarwww.sinfrecar.org.br

Contatos e inscrições: (19) 3743-3333 / contato@sinfrecar.org.br

ANO 2011

Sinfrecar anuncia os vencedores do Concurso Motorista Padrão 2011

O Sinfrecar Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento de Campinas e Região) apresentou os nomes dos vencedores do 5º Concurso Motorista Padrão. A cerimônia de encerramento aconteceu no SEST/SENAT de Campinas na noite de terça-feira (30/08) e reuniu cerca de 700 pessoas entre familiares dos concorrentes, autoridades de órgãos públicos, dirigentes de entidades profissionais e educacionais, vereadores, deputados, empresários, diretores e a presidência do Sinfrecar.

No discurso a presidente Marisa Noschese Moreira de Moraes enfatizou a necessidade da incessante busca de aprimoramento e homenageou toda a categoria dos motoristas profissionais, representada pelos 29 concorrentes. Atualmente sobram vagas de motoristas no mercado de transportes de passageiros por fretamento. O objetivo do concurso é a valorização profissional e o incentivo à qualificação. O concurso Motorista Padrão é uma forma de dar reconhecimento e visibilidade aos motoristas especializados em transporte de passageiros. Através do Motorista Padrão, queremos destacar os bons profissionais.

Foi uma competição bastante disputada com pouca diferença na pontuação final. Em primeiro lugar ficou Julio do Carmo Solovijovas da empresa Tel Turismo, com 366 pontos. O segundo colocado foi José Giacomo Vilas Boas da Viação Santa Cruz que somou 363 pontos. Na terceira colocação ficou José Carlos Vieira Nogueira da VB Transportes que marcou 336 pontos. O prêmio de torcida mais animada foi para os representantes da empresa Piccolotur.

Nas provas práticas e teóricas foram avaliados os conhecimentos sobre direção defensiva, legislação, primeiros socorros e o comportamento do motorista em relação ao trânsito e ao veículo, além da análise dos currículos, onde a experiência e a participação em cursos de qualificação somam pontos para os concorrentes.

O vencedor do concurso Motorista Padrão 2011, Julio do Carmo Solovijovas, disse que é muito calmo e cuidadoso no volante e sempre se prontifica a fazer cursos de atualização e qualificação. “Desde que eu tirei a carta de habilitação, eu nunca tive uma multa”, contou o campeão. Depois de inúmeros comprimentos, abraços, fotos e entrevistas, ele revelou que pretende doar parte do prêmio de R$ 3 mil para alguma instituição de caridade. Sobre o concurso ele falou: “É uma vitória, eu agradeço muito a todos da minha família”. Depois das entregas dos prêmios, aconteceu o churrasco de confraternização.

1º Lugar: Julio do Carmo Solovijovas – Tel Turismo

2º lugar: José Giacomo Vilas Boas – Viação Santa Cruz

3º lugar: José Carlos Vieira Nogueira – VB Transportes

O Sinfrecar – O Sindicato representa 106 empresas de fretamento de passageiros em 51 cidades da Região de Campinas, incluindo as cidades de Jundiaí e Piracicaba. Na região de abrangência do Sinfrecar, o segmento de fretamento de passageiros gera uma média de 5 mil empregos diretos e reúne cerca de 3 mil ônibus atuando em rodovias e centros urbanos. No dia 16 de agosto o Sinfrecar completou 21 anos de existência (www.sinfrecar.org.br).

Assessoria de Imprensa – jornalista Luís Augusto Paschoal (MTb. 22.333) imprensa@sinfrecar.org.br

Sinfrecar – (19) 3743-3333 – www.sinfrecar.org.br

Cerimônia de premiação do Motorista Padrão do Sinfrecar

Autoridades e empresários participam da solenidade

Depois de um processo de avaliação iniciado com a indicação dos melhores motoristas pelas empresas, passando pelas provas práticas e teóricas e a análise de currículos, finalmente serão divulgados os nomes dos vencedores do 5º Concurso Motorista Padrão, realizado desde 2007 pelo Sinfrecar (Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento de Campinas e Região). O resultado será revelado na cerimônia de premiação que acontece na próxima terça-feira, dia 30 de agosto, às 19h em Campinas no auditório do SEST/SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), na avenida Aladino Selmi, 1395, Campo dos Amarais.

Para a presidente do Sinfrecar, Marisa Noschese Moreira de Moraes, o grande objetivo do concurso é a valorização do profissional e o incentivo à qualificação. “É muito importante premiar e colocar em evidência os bons motoristas”, afirma a presidente. O mercado de transportes de passageiros por fretamento está aquecido e o segmento enfrenta falta de mão de obra. O Sinfrecar atua em 50 cidades, reunindo 100 empresas de fretamento e frota de três mil ônibus. Neste ano, 29 empresas participaram do concurso inscrevendo para a disputa os motoristas que apresentaram melhor desempenho profissional.

O grande vencedor é o motorista que obteve mais pontos na avaliação teórica (direção defensiva – legislação e primeiros socorros), na parte prática (comportamento em relação ao trânsito e ao veículo) e na análise dos currículos (experiência e cursos de qualificação). O prêmio será de R$ 3 mil para o primeiro lugar, R$ 2 mil para o segundo e R$ 1 mil para o terceiro colocado. Também serão entregues certificados de participação e prêmios para as torcidas mais animadas.

Participam da cerimônia de premiação empresários, diretores, funcionários das empresas e familiares. Entre as autoridades que confirmaram presença estão o Secretário Estadual de Relações de Emprego e Relações de Trabalho, Davi Zaia, o deputado Estadual Gerson Bittencourt e o vereador de Campinas Josias Lech.

A comissão julgadora é formada por representantes de órgão públicos e entidades ligadas ao transporte. Os jurados são: Sergio Torrescilas – Secretário de Transporte de Campinas, Cecilia Rocha – Engenheira Chefe da Artesp /Campinas (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo), Edson Thomaz Zilião – gerente da EMTU/Campinas (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), Martinho Moura – presidente da ANTTUR (Associação Nacional dos Transportadores de Turismo e/ou Frete), Moacyr de Menezes Ortiz Filho – gerente do SEST-SENAT/Paulínia, Claudinei Brogliatto – presidente da FRESP (Federação das Empresas de Transporte de Passageiro por Fretamento do Estado de São Paulo), Valter Célio Boscatto – presidente da FITEL (Fundação Instituto Tecnológico de Logística).

Data e Horário: dia 30 de agosto às 19h

Local: SEST/SENAT Campinas – av. Aladino Selmi, 1395, Campo dos Amarais

Assessoria de Imprensa – jornalista Luís Augusto Paschoal (MTb. 22.333)  imprensa@sinfrecar.org.br

Sinfrecar – (19) 3743-3333 – www.sinfrecar.org.br

 

Faltam motoristas para vagas nas empresas de fretamento

 

Principais problemas são: rotatividade e escassez de mão de obra qualificada

Sinfrecar cria grupo de estudos em RH para levantamento da situação

 

As empresas associadas ao Sinfrecar (Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento de Campinas e Região) enfrentam dificuldades para contratar motoristas profissionais e atender o crescimento do setor. Para identificar o problema, mapear a situação e solucionar as dificuldades o Sinfrecar criou o Grupo de RH, com reuniões periódicas para troca de informações entre profissionais de Recursos Humanos de empresas associadas.

A presidente do Sinfrecar, Marisa Noschese Moreira de Moraes, diz que o segmento está sempre necessitando de novos profissionais e o motorista bem qualificado é fundamental para as empresas porque estão em contato direto com os clientes. “As empresas não encontram profissionais para atender a crescente demanda do mercado e ampliação dos quadros de funcionários, por isso é muito importante incentivar a carreira de motorista e estamos sempre fazendo treinamentos e apresentando cursos no sindicato”. Em junho o sindicato promoveu o primeiro encontro entre funcionários de departamentos de RH, para discutir as principais dificuldades das empresas.

O coordenador do Grupo de RH, José Anizio Marim, é professor universitário, consultor e especialista na área. Ele trabalha na empresa Transmimo e nos últimos meses fez várias entrevistas e contratou mais de 10 motoristas. “O maior problema é a qualificação e a rotatividade dos bons profissionais”, diz Marim. O Grupo de RH fez a terceira reunião na semana passada e está realizando uma pesquisa nas empresas para levantamento de informações, para análises e comparações.

O professor José Anizio faz um painel da situação: “entre as principais dificuldades, podemos citar: (1) falta de interessados pela função de motorista; (2) como atrair e reter talentos; (3) como motivar; (4) como treinar; (5) como evitar a rotatividade; (6) quais benefícios podem ser oferecidos. As empresas de fretamento estão sentindo a necessidade de investir no fator humano como diferencial na prestação de serviços. Muito que se aplica ainda segue modelo de indústria, etc. Porém, a indústria tem um produto final para oferecer. O fretamento faz prestação de serviços. Em geral o setor produtivo vive a escassez pela falta de planejamento e investimento no preparo de mão de obra. Todas as áreas são afetadas”.

Na região de Campinas, Jundiaí, Limeira e Piracicaba, mais de 100 empresas de fretamento são filiadas ao Sinfrecar, que abrange 51 cidades. Essas empresas reúnem uma frota de 3 mil ônibus que atuam em rodovias e centros urbanos e geram mais de 5 mil empregos diretos. O Sinfrecar completa 21 anos no dia 16 de agosto.

Assessoria de Imprensa – jornalista Luís Augusto Paschoal (MTb. 22.333)  imprensa@sinfrecar.org.br

Sinfrecar – (19) 3743-3333 – www.sinfrecar.org.br

Sinfrecar realiza provas do 5º Concurso Motorista Padrão

 

Entre quarta e sexta-feira, nos dias 13,14 e 15 de julho, acontecem as provas práticas para os 30 concorrentes do Concurso Motorista Padrão 2011, promovido pelo Sinfrecar (Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento de Campinas e Região). Na prova prática os concorrentes fazem um trajeto de 15 quilômetros e são avaliados por instrutores. O Sindicato reúne mais de 100 empresas de fretamento de passageiros que enfrentam falta de motoristas profissionais qualificados no mercado de trabalho. O objetivo do concurso é incentivar a carreira de motorista e a qualificação, com a premiação dos bons profissionais.

Durante o trajeto da prova prática os motoristas são acompanhados pelos instrutores Valdecir Amorim de Souza e Élbio Landin, do SEST/SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte). Valdecir de Souza explica que “é feita uma análise do comportamento do motorista, em relação ao trânsito e ao veículo.” A prova acontece no SEST/SENAT de Campinas, na avenida Aladino Selmi, 1395, Campo dos Amarais. No percurso os motoristas dirigem até as proximidades da CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) pela Estrada dos Amarais e retornam ao ponto de partida. As provas começam às 8h e terminam por volta do meio-dia e duram em média 20 minutos para cada concorrente.

Na terça-feira da semana passada, (07 de julho), foram realizadas as provas teóricas na sede do Sinfrecar, com 20 questões sobre direção defensiva, sendo 10 perguntas de legislação e 10 questões sobre primeiros socorros. A comissão julgadora, formada por representantes de órgão públicos e entidades ligadas ao transporte, vai analisar os currículos e os pontos das provas. O prêmio de R$ 6 mil será dividido entre os três primeiros colocados. A cerimônia de premiação está programada para o mês de agosto.

Data e Horário das Provas Práticas: dias 13,14 e 15 de julho, das 8h até 12h

Local: SEST/SENAT – avenida Aladino Selmi, 1395, Campo dos Amarais, Campinas-SP

 

Assessoria de Imprensa – jornalista Luís Augusto Paschoal (MTb. 22.333)  imprensa@sinfrecar.org.br

Sinfrecar – (19) 3743-3333 – www.sinfrecar.org.br

 

Lançamento da 5ª edição do Concurso Motorista Padrão do Sinfrecar

 

Objetivo da competição é valorizar mão-de-obra que é escassa no mercado

 

A disputa do 5º Concurso Motorista Padrão 2011 começa em julho, com as provas praticas e teóricas. Neste ano participam 31 motoristas profissionais de empresas de fretamento associadas ao Sinfrecar (Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento de Campinas e Região). Há cinco anos consecutivos o Sinfrecar organiza o concurso que tem o objetivo de incentivar a qualificação de mão-de-obra do motorista especializado no transporte de pessoas. O segmento das empresas de fretamento enfrenta falta de profissionais para atender a crescente demanda do mercado e ampliação dos quadros de funcionários.

Para a presidente do Sinfrecar, Marisa Noschese Moreira de Moraes, o concurso Motorista Padrão já é uma tradição. “É muito importante incentivar a carreira da profissão de motorista, por isso estamos sempre fazendo treinamentos e o concurso para premiar e colocar em evidência os bons profissionais”, afirma a presidente. Ela diz que o segmento está sempre necessitando de novos profissionais e o motorista bem qualificado é fundamental para as empresas porque estão em contato direto com os clientes. “No concurso também há a participação das famílias, que são muito importantes porque dão apoio no dia-a-dia do motorista e torcem por seus candidatos”, explica Marisa Noschese.

O motorista vencedor será aquele que apresentar o melhor currículo e fizer o maior número de pontos nas provas práticas e teóricas. A premiação em dinheiro será de R$ 3 mil para o primeiro lugar, R$ 2 mil para o segundo e R$ 1 mil para o terceiro colocado. Também há prêmios para as torcidas mais animadas. As empresas participantes são da região de abrangência do Sinfrecar, uma área do Interior de São Paulo que engloba 51 cidades da Região Metropolitana de Campinas, Jundiaí, Limeira e Piracicaba. As empresas escolhem seus representantes entre os motoristas que se destacam profissionalmente.

Desde a primeira edição do concurso o Sinfrecar realiza uma pareceria com o SEST/SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) para a formulação e realização das provas. Os jurados são representantes de entidades de transportes e órgãos públicos, como a Artesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo), Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas), Anttur (Associação Nacional dos Transportadores de Turismo e Fretamento), Fitel (Fundação Instituto Tecnológico de Logística) e SEST/SENAT.

Programação e Datas

As inscrições foram encerradas no dia 23 de junho, para as empresas associadas ao Sinfrecar. As provas teóricas estão agendadas para o dia 07 de julho, na sede do Sindicato na Vila Industrial em Campinas. Já as provas práticas, com o candidato dirigindo o ônibus em um percurso, acontecem entre os dias 11 e 15 de julho no SEST/SENAT de Campinas, na avenida Aladino Selmi, 1395, Campos dos Amarais. A final do concurso acontece em agosto na cerimônia de entrega dos prêmios, com a apresentação dos vencedores.

O concurso foi idealizado pelo Sinfrecar e teve início em 2007. O número de empresas participantes aumenta a cada edição, o que é um reflexo do crescimento do setor de fretados e do número de empresas associadas ao Sindicato. Na primeira edição participaram 20 empresas. Na 4ª edição do ano passado a disputa aconteceu entre 23 motoristas e esse ano há o número recorde de 31 inscritos. O Sinfrecar reúne mais de 100 empresas de fretamento de passageiros, que geram uma média de 5 mil empregos diretos com uma frota de cerca de 3 mil ônibus, atuando em cidades e rodovias. Em 2010, o Sinfrecar completou 20 anos de existência.

Assessoria de Imprensa – jornalista Luís Augusto Paschoal (MTb. 22.333) imprensa@sinfrecar.org.br


Sinfrecar lança campanha de cotas de patrocínio

 

Objetivo é gerar investimento com venda de espaço publicitário

O Sinfrecar (Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento de Campinas e Região) iniciou no final de maio a campanha para venda de cotas aos patrocinadores. A verba de patrocínio é investida nas atividades do sindicato, em cursos, palestras, concursos, eventos, campanhas educativas e confraternização. A novidade é o sistema de cotas de patrocínio anual, proporcionando uma visibilidade continuada aos anunciantes e que possibilita ao sindicato a organização antecipada da programação. O espaço publicitário é veiculado através do Portal do Sinfrecar na Internet (www.sinfrecar.org.br), nos veículos de comunicação destinados ao segmento de transportes por fretamento e aos associados, como emrkts, informativos jornalísticos e banners exibidos em eventos promovidos pelo sindicato.

Para a campanha foi produzido um material de divulgação com o histórico e números do sindicato, especificando como vai ser feita a divulgação das marcas, os veículos de informação, as formas de pagamento e os valores para as três faixas de investimento. O material é direcionado para empresas com potencial para serem patrocinadoras do Sinfrecar, em várias áreas de atuação, como os fornecedores do segmento de transportes, administrativo e para toda infraestrutura empresarial. As principais atividades estão centralizadas nos segmentos de veículos, autopeças, combustível, uniformes, seguros, segurança, rastreamento e toda área de recursos humanos.

Hoje são mais de 100 empresas associadas ao Sinfrecar, que atua numa das regiões mais desenvolvidas do País, no Interior do Estado de São Paulo, na Região Metropolitana de Campinas e nas cidades de Jundiaí, Limeira e Piracicaba. Na área de abrangência do Sinfrecar, o segmento de fretamento de passageiros gera uma média de 5 mil empregos diretos e reúne cerca de 3 mil ônibus atuando em rodovias e centros urbanos. As empresas associadas utilizam sistemas de compras coletivas, para redução de custos e padronização de qualidade, o que proporciona aos fornecedores grande volume de negócios. A seguir, um exemplo dos números da média de consumo do Sinfrecar: 4 milhões de litros de combustível/mês, 800 pneus/mês, 3 mil uniformes/ano, 500 ônibus/ano, 300 pick ups e veículos leves/ano e R$ 4,5 milhões em manutenção de veículos/ano.

Em 2010 o Sinfrecar iniciou um projeto de Comunicação, com a reformulação do Portal na Internet e a implantação de departamentos de Marketing e Jornalismo. O programa de vendas de cotas de patrocínio inclui a profissionalização dos contatos publicitários e toda a produção de material promocional, anúncios e releases para revistas especializadas em marketing e publicidade, para divulgação nas agências de Publicidade e nos departamentos de Marketing das grandes empresas. Em maio aconteceu a primeira etapa da campanha, com a divulgação do material e os contatos com empresas que já participaram como parceiras do Sinfrecar. Em junho começou a divulgação para novos anunciantes. Para maiores informações e recebimento do material promocional entre em contato:

 

Telefone: (19) 3743-3333 – Sinfrecar

Email: sinfrecar@sinfrecar.org.br

Jornalista: Luís Augusto Paschoal (MTb.22.333) imprensa@sinfrecar.org.br

 

Sinfrecar participa de programa internacional de prevenção de acidentes

Empresas de fretamento transportam estudantes para hospital da Unicamp

 

O projeto P.A.R.T.Y. (Prevent Alchool and Risk-Related Trauma in Youth) foi desenvolvido há 20 anos no Canadá pela Ontario Injury Prevention Resource Centre, que faz parte de uma rede de apoio na área de saúde pública na cidade de Toronto. O objetivo do programa é levar informações e orientações aos jovens para evitar acidentes com traumas, através do reconhecimento de situações críticas e escolhas de comportamento para evitar riscos desnecessários. O programa consiste em visitas monitoradas em hospitais e palestras com profissionais de saúde e pacientes em recuperação.

Em Campinas o projeto começou em 2010 e nesse ano já foram realizadas três visitas de alunos da rede estadual de ensino ao Hospital de Clinicas da Unicamp. Nessa terça-feira (31 de maio) acontece a visita de 80 alunos da Escola Estadual Dr. Mário Natividade ao HC da Unicamp. São alunos de 1º, 2º e 3º anos do ensino médio que vão sair da escola na Vila Padre Manoel de Nóbrega às 12h e retornam às 18h.

O Sinfrecar (Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento de Campinas e Região) participa do projeto fazendo o transporte dos estudantes através de 12 empresas associadas que fornecem os ônibus e os motoristas. Na terça-feira participam as empresas Padovani e Santa Cruz e as outras empresas que estão apoiando o projeto são: Princesa D’Oeste, Zanca, Smile, Molina, Penha, Branca de Neve, West Side, Folegatti, Expresso Porto Real e Capellini. As próximas visitas acontecem nos dias 07 e 21 de junho, com o encerramento do programa.

Em 2011 foram programados seis dias de visitas, com a participação de 480 estudantes. Em Campinas o projeto é realizado em parceria da organização canadense com a Liga do Trauma do HC da Unicamp, a Secretaria Municipal de Saúde (através do Núcleo de Prevenção de Violências e Acidentes), Centro de Referência em Reabilitação, Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas), SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

O Sinfrecar

O Sindicato representa 106 empresas de fretamento de passageiros em 51 cidades da Região de Campinas, incluindo as cidades de Jundiaí e Piracicaba. Na região de abrangência do Sinfrecar, o segmento de fretamento de passageiros gera uma média de 5 mil empregos diretos e reúne cerca de 3 mil ônibus atuando em rodovias e centros urbanos. Em 2010 o Sinfrecar completou 20 anos de existência (www.sinfrecar.org.br).

Data, horário e local:

– terça-feira, dia 31 de maio de 2011, das 12h às 18h

– Escola Estadual Dr. Mário Natividade, rua Conselheiro João Alfredo, 400, Vila Padre Manoel da Nóbrega- Campinas-SP e Hospital de Clinicas da Unicamp

Telefone: Sinfrecar – (19) 3743-3333

Jornalista: Luís Augusto Paschoal (MTb.22.333) imprensa@sinfrecar.org.br

Sinfrecar e Emdec fazem parceria tecnológica para agilizar fiscalização

Aparelhos de telefones celulares smartphones com acesso à internet vão auxiliar agentes da Mobilidade Urbana da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC), durante a fiscalização de alvarás de ônibus de empresas de fretamento de passageiros. A formalização da parceria entre o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento de Campinas e Região (Sinfrecar) e a EMDEC acontece num encontro entre autoridades municipais e empresários do segmento de transportes de passageiros por fretamento às 10h dessa quinta-feira, dia 24 de fevereiro, na sede do sindicato.
A presidente do Sinfrecar, Marisa Noschese, diz que o novo sistema vai facilitar e tornar mais prática a fiscalização. “Vai haver uma economia importante, até para o meio ambiente. Hoje são mais de 200 folhas de papel por ônibus e, agora, os alvarás vão estar todos no sistema”, afirma a presidente. A parceria entre a EMDEC e o Sinfrecar tem o objetivo de desburocratizar os procedimentos de fiscalização.
Atualmente, para estar preparado para uma fiscalização, um ônibus de fretamento deve rodar com um calhamaço contendo várias folhas de papel. Durante a abordagem, o manuseio é complicado e demorado; e pode provocar atrasos nos horários das linhas de fretamento e para os usuários. Na parceria, a EMDEC produziu e adaptou os softwares (os programas de computadores do sistema para o acesso móvel); e o Sinfrecar disponibilizou 20 dispositivos móveis de comunicação.
De acordo com o secretário de Transportes e presidente da EMDEC, Gerson Luis Bittencourt, esse processo de modernização dos procedimentos de pedidos de alvará das linhas, cadastramentos das empresas e dos veículos, e das inspeções veiculares representa significativos avanços para a EMDEC. “Essa parceria vai proporcionar agilidade e eficiência nos procedimentos internos e nas abordagens de fiscalização na rua, já que as informações, em tempo real, estarão disponíveis em campo, para nossos agentes”, enfatizou Bittencourt.
O Sinfrecar
O Sinfrecar representa 106 empresas de fretamento de passageiros em 51 cidades da Região de Campinas, incluindo as cidades de Jundiaí e Piracicaba. Na região de abrangência do Sinfrecar, o segmento de fretamento de passageiros gera uma média de 5 mil empregos diretos e reúne cerca de 3 mil ônibus, atuando em rodovias e centros urbanos. Em 2010, o Sinfrecar completou 20 anos de existência.
Informações: Sinfrecar – (19) 3743-3333; e Departamento de Imprensa da EMDEC -(19) 3772-4213 e 3772-4215.
Assessoria de Imprensa do Sinfrecar
Jornalista: Luís Augusto Paschoal (MTb. 22.333) imprensa@sinfrecar.org.br

ANO 2010

Mudança na presidência do Sinfrecar

Marisa Noschese é a primeira mulher presidente do sindicato

A empresária Marisa Noschese Moreira de Moraes, do Grupo Tel, é a nova presidente do Sinfrecar (Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento de Campinas e Região). Ela assumiu o cargo interinamente por tempo indeterminado em substituição ao presidente Maurício Garcias, que pediu afastamento por motivos pessoais. O período de transição aconteceu durante o mês de setembro. Em 20 anos de existência do Sinfrecar, é a primeira vez que uma mulher toma posse como presidente do sindicato.
Sobre o desafio de assumir o cargo, a nova presidente disse: “sei da importância que tem esse sindicato para a nossa região. É um trabalho grande, tem que ter muita dedicação. Vou assumir essa responsabilidade dividindo tarefas com o apoio de toda a diretoria”.
Ela afirmou que vai dar continuidade aos principais projetos em andamento do sindicato, com investimentos em cursos e palestras para qualificação profissional e atualização nas áreas jurídicas e de legislação. Segundo Marisa Noschese, a diretriz do sindicato para os próximos anos é trazer mais associados, gerar mais cursos para administradores e colaboradores e se aproximar mais ainda dos órgãos públicos.
Marisa Noschese participa do Sinfrecar desde a sua fundação em 1990 e esteve presente na primeira Assembléia Geral que inaugurou oficialmente o sindicato. Atualmente ela faz parte da diretoria, formada por 20 empresários. Em relação ao fato de ser a primeira presidente mulher, a empresária comentou: “nós estamos rompendo barreiras no sindicato, é um segmento onde já não era muito comum a atuação da mulher, porém hoje já é mais natural”.

A presidente e o Sinfrecar

Marisa Noschese Moreira de Moraes é diretora comercial do Grupo Tel, formado pelas empresas Tel Turismo, Viação São Bento e TMN Litoral. O Grupo Tel foi fundado em 26 de abril de 1977 por José Maria Moreira de Moraes Júnior e hoje é administrado pela família. A sede fica em Campinas, com filiais em Jaguariúna, São Vicente e Cubatão.
A filosofia empresarial é focada em investimentos na capacitação profissional, em treinamento e especialização, em tecnologia e constante avaliação e manutenção dos veículos. O Grupo Tel participa de atividades sociais e faz parceria com Pelé nos projetos do Rei do Futebol para incentivar o esporte entre jovens de baixa renda.

Assessoria de Imprensa do Sinfrecar

Jornalista: Luís Augusto Paschoal (MTb. 22.333) imprensa@sinfrecar.org.br

Sinfrecar apresenta o vencedor do Concurso Motorista Padrão 2010

Foi anunciado na noite de ontem (29/07) o vencedor do 4º Concurso Motorista Padrão 2010, organizado pelo Sinfrecar (Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento de Campinas e Região), que reúne cerca de 100 empresas associadas e está presente em 51 cidades. O vencedor foi José Roberto Moraes, da Viação Cidade de Caieiras. Em segundo lugar ficou Márcio dos Santos, da empresa Tel Turismo. O terceiro colocado foi Adenir dos Santos da empresa Transportes Padovani.
O presidente do Sinfrecar, Maurício Garcias, entregou o prêmio ao motorista vencedor, José Roberto Moraes, que ficou surpreso com o resultado. O presidente Maurício Garcias lembrou no discurso as edições anteriores e disse que o esforço para a realização do concurso é uma questão de honra para o sindicato, porque incentiva a qualificação profissional e visa a segurança dos passageiros.
Estiveram presentes no auditório do SEST/SENAT de Campinas cerca de 650 pessoas, entre empresários e profissionais de transportes, autoridades e familiares dos motoristas. O auditório ficou lotado e um telão foi instalado na área externa do anfiteatro. As torcidas fizeram um show à parte e o vencedor do prêmio de torcida mais animada ficou com a empresa Autran Transportes e Turismo (ATTUR).
O processo de escolha do melhor motorista aconteceu nos meses de junho e julho e segundo a comissão julgadora, as provas práticas foram decisivas para definir o nome do motorista vencedor. Para aplicação das provas práticas e avaliação dos candidatos do concurso, o Sinfrecar estabelece uma parceria com o SEST/SENAT (Serviço Nacional de Aprendizagem no Transporte), através do Capit-Campinas e do Pate-Paulínia.
Entre as autoridades presentes estavam: Claudinei Brogliato – presidente da Fresp (Federação das Empresas de Transporte de Passageiro por Fretamento do Estado de São Paulo), Sergio Torrecillas – secretário municipal de Transportes de Campinas, Martinho de Moura – presidente da ANTTUR/Rio de Janeiro (Associação Nacional dos Transportadores de Turismo e/ou Frete), o vereador de Campinas, Josias Lech, Marcelo Jacober – diretor do Sest-Senat/Campinas e Moacyr de Menezes Filho – gerente de unidade do Sest-Senat/Paulínia.
Telefones: Sest-Senat / Campinas: (19) 3746-3700 / 3746-3702
Sinfrecar: (19) 3743-3333

Assessoria de Imprensa do Sinfrecar

Jornalista: Luís Augusto Paschoal (MTb. 22.333) imprensa@sinfrecar.org.br

Concurso Motorista Padrão do Sinfrecar anuncia o vencedor de 2010

O 4º Concurso Motorista Padrão, promovido pelo Sinfrecar (Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento de Campinas e Região) vai apresentar o nome do vencedor no dia 29 de julho, quinta-feira na cerimônia de premiação que acontece às 19h no auditório do Sest/Senat (Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) de Campinas, na avenida Comendador Aladino Selmi, 1395, Jardim São Marcos.
Estão confirmadas as presenças do presidente do Sinfrecar, Maurício Garcias, do secretário municipal de Transportes de Campinas, Sergio Torrecillas e Cecília Rocha – engenheira da Artesp (Agência de Transportes do Estado de São Paulo). O Sinfrecar organiza o Concurso Motorista Padrão há quatro anos e o principal objetivo é incentivar a qualificação dos motoristas para garantir o melhor atendimento e segurança para os clientes das empresas de fretamento de pessoas.
Segundo o presidente do Sinfrecar, o grande problema do segmento de transporte de pessoas por fretamento é a concorrência desleal de empresas “piratas” ou clandestinos: “nossa maior dificuldade é justamente pela ausência de fiscalização. O problema não é a gente se submeter aos órgãos públicos e nos regularizar, e sim é que aqueles que não se submetem não serem fiscalizados, caso das supostas locadoras”, disse Garcias.

Excelência profissional

O perfil do vencedor é um profissional bem qualificado, com conhecimento das regras de trânsito, do veículo e de normas segurança. O processo de seleção e análise dos candidatos aconteceu durante todo o mês de julho, com a indicação dos motoristas pelas empresas, a realização das provas teóricas, práticas e com o envio dos currículos dos 23 candidatos.
Na semana que antecede a premiação, aconteceu a análise das pontuações e a avaliação dos currículos pela Comissão Julgadora, que é formada por sete pessoas, entre autoridades e profissionais do segmento de transportes. O resultado do concurso só é anunciado durante a cerimônia de premiação. A revelação do primeiro colocado do Motorista Padrão e a entrega do troféu são bastante aguardadas pelas torcidas formadas por amigos, familiares e colegas das empresas dos participantes.

Data e horário da premiação: dia 29 de julho (quinta-feira), às 19h.

Local: Sest-Senat / Campinas – Avenida Comendador Aladino Selmi, n° 1.395, Jardim São Marcos (no prolongamento da avenida Cônego Antonio Rocato – Estrada dos Amarais, logo após a ponte da rodovia Dom Pedro I).
Telefones: Sest-Senat / Campinas: (19) 3746-3700 / 3746-3702
Sinfrecar: (19) 3743-3333

Assessoria de Imprensa do Sinfrecar

Jornalista: Luís Augusto Paschoal (MTb. 22.333) imprensa@sinfrecar.org.br

Concurso Motorista Padrão do Sinfrecar chega na reta final

O 4º Concurso Motorista Padrão, promovido pelo Sinfrecar (Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento de Campinas e Região) anuncia o nome do vencedor da edição 2010 no dia 29 de julho, quinta-feira na cerimônia de premiação, que acontece às 19h no auditório do Sest/Senat (Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) de Campinas, na avenida Comendador Aladino Selmi, 1395, Jardim São Marcos.O processo de seleção e análise dos candidatos aconteceu durante todo o mês de julho, com a indicação dos motoristas pelas empresas, a realização das provas teóricas, práticas e com o envio dos currículos dos 23 candidatos.
Nessa semana, o concurso Motorista Padrão 2010 entra na fase decisiva, com a análise das pontuações e a avaliação dos currículos pela Comissão Julgadora, que é formada por sete pessoas, entre autoridades e profissionais do segmento de transportes. Os julgadores são: Claudinei Brogliato – presidente da Fresp (Federação das Empresas de Transporte de Passageiro por Fretamento do Estado de São Paulo), Sergio Torrecillas – secretário municipal de Transportes de Campinas, Cecília Rocha – engenheira da Artesp (Agência de Transportes do Estado de São Paulo), Edson Zilião – gerente regional da EMTU/Campinas (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), Martinho de Moura – presidente da Anttur/Rio de Janeiro (Associação Nacional dos Transportadores de Turismo e/ou Frete), Marcelo Jacober – diretor do Sest-Senat/Campinas e Moacyr de Menezes Filho – gerente de unidade do Sest-Senat/Paulínia.
O resultado do concurso só é anunciado durante a cerimônia de premiação, que reúne entre os convidados, autoridades, empresários e profissionais do setor e a comissão julgadora. A revelação do primeiro colocado do Motorista Padrão e a entrega do troféu são bastante aguardadas por amigos, familiares e colegas das empresas dos participantes, que organizam torcidas. Desde a edição anterior, o Sinfrecar entrega um troféu para a torcida mais animada.
O perfil do vencedor é um profissional bem qualificado, com conhecimento das regras de trânsito e de segurança. O Sinfrecar organiza o Concurso Motorista Padrão há quatro anos consecutivamente e o principal objetivo é incentivar a qualificação dos motoristas para garantir o melhor atendimento e segurança para os clientes das empresas de fretamento de pessoas.

Data e horário da premiação: dia 29 de julho (quita-feira), às 19h.

Local: Sest-Senat / Campinas – Avenida Comendador Aladino Selmi, n° 1.395, Jardim São Marcos (no prolongamento da avenida Cônego Antonio Rocato – Estrada dos Amarais, logo após a ponte da rodovia Dom Pedro I).
Telefones: Sest-Senat / Campinas: (19) 3746-3700 / 3746-3702
Sinfrecar: (19) 3743-3333

Assessoria de Imprensa do Sinfrecar

Jornalista: Luís Augusto Paschoal (MTb. 22.333) imprensa@sinfrecar.org.br

Começam as provas do Concurso Motorista Padrão do Sinfrecar

Os 23 motoristas inscritos no Concurso Motorista Padrão 2010 iniciaram a competição na quinta-feira (01/07) com a realização da prova teórica. As provas práticas acontecem nos dia 05, 06 e 07 de julho, das 8h às 13h no SENAT (Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) de Campinas, na rua Aladino Selmi, 1395, Jardim São Marcos.
Essa é a quarta edição do Concurso Motorista Padrão, realizado pelo Sinfrecar (Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento de Campinas e Região), que tem o objetivo de incentivar a melhoria da qualificação profissional para os motoristas do fretamento rodoviário no transporte profissional de pessoas. Depois das provas práticas acontece o envio dos currículos para analise da comissão julgadora. A cerimônia de premiação acontece no dia 29 de julho, às 19h no auditório do SEST/SENAT de Campinas.

Provas Práticas

A realização da prova prática consiste na análise do desempenho de motorista de ônibus durante um determinado trajeto, com paradas, saídas e estacionamento. A avaliação prática de direção defensiva observa toda a postura do motorista, o respeito às regras e sinalização e as infrações de trânsito. Na prova prática é feita uma análise individual, quando os motoristas são previamente agendados para realizar o percurso.
O tempo médio de duração da prova prática é de 15 minutos para cada motorista. Na prova teórica, realizada na última quinta-feira (01/07), os motoristas responderam 40 questões, de direção defensiva, legislação e primeiros socorros. “As questões e a prova prática focam o dia-a-dia do motorista de ônibus” disse o instrutor Elbio Landin, do SENAT de Paulínia que trabalha na elaboração e acompanhamento das provas.

Data e horário das Provas Práticas:

Dias 05, 06 e 07 de julho (segunda, terça e quarta-feira), das 8h às 13h.
Local das Provas Práticas:
SEST/SENAT Campinas – Avenida Comendador Aladino Selmi, n° 1.395, (no prolongamento da avenida Cônego Antonio Rocato – Estrada dos Amarais, logo após a ponte da rodovia Dom Pedro I).
Telefones: SEST/SENAT Campinas: (19) 3746-3700 / 3746-3702
Sinfrecar: 3743-3333

Assessoria de Imprensa do Sinfrecar

Jornalista: Luís Augusto Paschoal (MTb. 22.333) imprensa@sinfrecar.org.br

Sinfrecar realiza o Concurso Motorista Padrão 2010

Objetivo do prêmio é incentivar a qualificação profissional no fretamento rodoviário

Estão abertas as inscrições para o 4° Concurso Motorista Padrão de 2010, organizado pelo Sinfrecar (Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento de Campinas e Região). O período das inscrições vai de 24 de maio até 14 de junho. As empresas associadas ao Sindicato podem inscrever um motorista que não tenha se envolvido em ocorrência de trânsito em 2009, entre outros requisitos.
Os motoristas inscritos passarão por provas práticas e teóricas e serão avaliados por uma comissão julgadora. Os três primeiros colocados receberão prêmios em dinheiro, medalhas e certificados. A cerimônia de premiação está marcada para o dia 29 de julho. O presidente do Sinfrecar, Maurício Garcias, diz que o concurso promove a melhoria da capacitação profissional dos motoristas e do atendimento das empresas. “Como consequência, quem ganha é o cliente, melhora a qualidade do serviço e a imagem do setor”, afirma Garcias.
Competição Tradicional
O Concurso Motorista Padrão do Sinfrecar já se tornou uma tradição dentro do segmento. O primeiro concurso aconteceu em 2007 e em seguida ocorreram mais duas edições anuais consecutivas. Com o 4º Concurso Motorista Padrão de 2010, a premiação se estabelece como evento fixo no calendário anual e a competição movimenta a rotina de empresários e funcionários. Nesse ano o Sinfrecar completa 20 anos. O sindicato foi fundado em 1980 por empresários que decidiram organizar uma entidade para representar e defender os interesses das empresas de transporte de passageiros na Região de Campinas.

Inscrições e informações

De 24 de maio até 14 de junho
Telefone: 3743-3333 (Sinfrecar)

Assessoria de Imprensa do Sinfrecar

Jornalista: Luís Augusto Paschoal (MTb. 22.333) imprensa@sinfrecar.org.br

ANO 2009

Tesoureiro do SINFRECAR recebe homenagem póstuma em Campinas

O empresário do segmento de transportes por fretamento de passageiros, José Roberto Folegatti, ex-tesoureiro do Sinfrecar (Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento de Campinas e Região) foi homenageado com a denominação de uma rua na cidade de Campinas com o seu nome. A rua José Roberto Folegatti está localizada no loteamento Mont Blanc Residence, onde anteriormente era conhecida como rua 16. O loteamento é de um condomínio ao lado da estrada Campinas-Mogi Mirim, A homenagem ao tesoureiro com o nome de uma via pública é de autoria do vereador Dário Saad e foi feita após a solicitação da diretoria do Sinfrecar, encaminhada no final de 2008. A lei, aprovada pela Câmera Municipal de Campinas, foi promulgada e sancionada pelo prefeito Hélio de Oliveira Santos, no dia 10 de setembro de 2009 e entrou em vigor logo em seguida após a publicação no Diário Oficial do Município.
José Roberto Folegatti sempre foi um apaixonado por ônibus e fundou em Campinas no ano de 1967 a tradicional empresa Folegatti Viação Ltda. Em 1978, o empresário participou da fundação da Transcamp (Associação das Empresas de Transportes de Passageiros da Região de Campinas), entidade precursora do SINFRECAR, fundado em 1990 por empresários que decidiram organizar uma entidade para defender os interesses das empresas de transporte de passageiros. No SINFRECAR, Folegatti exerceu os cargos de diretor e tesoureiro. Era também membro do Conselho Fiscal da Fresp – Federação das Empresas de Transportes de Passageiros Por Fretamento do Estado de São Paulo e durante muito tempo exerceu o cargo de Juiz Classista na 8ª Vara do Trabalho, como representante do segmento das empresas da categoria. Folegatti nasceu em 21 de Junho de 1945 e faleceu em 17 de Abril de 2006.

Assessoria de Imprensa do Sinfrecar

Jornalista: Luís Augusto Paschoal (MTb. 22.333) imprensa@sinfrecar.org.br